Pampilhosa da Serra Promove Conversas Comunitárias com a População Afetada pelos Incêndios

Ação Social
23 Maio 2018
O Projeto “CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!”, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, dinamizou conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e com a EPIS-Empresários pela Inclusão Social, no dia 18 de maio, uma ação de informação sobre saúde mental “Sentir, refletir e prevenir”, na aldeia de Sobral de Baixo (Freguesia de Pampilhosa da Serra).

Esta iniciativa surge no decurso do incêndio de outubro de 2017, que fustigou grande parte do concelho e deixou a comunidade fragilizada a vários níveis, nomeadamente ao nível emocional. A sessão teve como mote “Conversas comunitárias… faça de hoje um novo começo” e como objetivos informar e esclarecer sobre emoções e reações normativas em momentos de trauma e catástrofe; sensibilizar e capacitar para a identificação de situações para posterior intervenção psicossocial; promover atitudes preventivas em situações de crise e desenvolver competências de gestão emocional.

Os 9 participantes desta sessão envolveram-se de forma ativa ao longo de toda a “Conversa”, criando-se um momento de catarse para alguns e de suporte emocional para outros. Para além dos Psicólogos que orientaram toda a atividade, estiveram presentes os Vereadores Alexandra Tomé e Carlos Alegre.

Como experiência piloto, estes encontros iniciaram-se na aldeia de Ceiroquinho (Freguesia de Fajão-Vidual) e por se terem considerado uma mais-valia para a população afetada pelos incêndios, alargaram-se a outras aldeias do Concelho.