Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata assinou dois protocolos de colaboração com a Dignitude, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

28 Março 2018
A Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata e a Associação Dignitude assinaram, no dia 27 de março, em Pampilhosa da Serra, dois protocolos de colaboração, com vista a operacionalizar o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com as presenças do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito Dias; do Senhor Presidente do Conselho de Administração em Exercício da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, Jorge Alves Custódio; da Dr.ª Sara Nóbrega, responsável pela Gestão de Parcerias da Dignitude e da ex-ministra da Saúde, Dr.ª Maria de Belém Roseira, Coordenadora Geral e Procuradora da Direção da Associação Dignitude.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

O abem: Rede Solidária do Medicamento tem como destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade mas, igualmente, todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica resultante de desemprego involuntário, de doença incapacitante e de outras situações de carência, nomeadamente as decorrentes dos incêndios de 2017.

Atenta às situações de carência e de vulnerabilidade económica, a Fundação Dr. Fernando Nunes Barata aderiu a este programa solidário, em reunião do Conselho de Administração de 14 de dezembro de 2017, com o propósito de contribuir para a melhoria das condições de acesso à saúde das populações do concelho de Pampilhosa da Serra.