Julho em Acção

Ação Social
01 Julho 2009

Acção e diversão continuam a ser os adjectivos que melhor descrevem a X edição do programa de ocupação de tempos livres "Julho em Acção, um Mês de Diversão" que decorrerá durante o próximo mês de Julho.

Crianças e Jovens Pampilhosenses convidadas a conhecer o Concelho

Este ano comemora-se o 10.º Aniversário do programa. Queremos festejar esta data reforçando o sentimento de pertença dos mais novos em relação ao concelho de Pampilhosa da Serra numa perspectiva lúdica, cultural e histórica porque é um facto, a beleza deste concelho que não se reduz apenas às paisagens, mas também à história e cultura das suas gentes! È neste sentido que podemos afirmar "O Meu Concelho é lindo a Valer... Bora lá conhecer!", tema que será desenvolvido durante a actividade.

O tema foi inspirado nas linhas estratégicas definidas no Plano Desenvolvimento para a Inovação, Competitividade e Empreendorismo (PD - ICE) do Concelho na defesa do pressuposto de que o "Concelho és tu!" e na lógica de que cada um de nós individualmente e em comunidade tem o compromisso e a responsabilidade cívica de "olhar" para o concelho como sendo "nosso", valorizando os seus recursos naturais.

Nesse sentido, o programa será desenvolvido numa lógica de conhecimento e descoberta do Concelho. Poderá ser já avançada a programação das 10 visitas, uma por Freguesia, numa lógica de intervenção com a população local. Para isso, o envolvimento de todos é necessário e o empenhamento e dedicação de cada uma das Juntas de Freguesia tem sido uma constante na organização desta actividade.

Este programa ao longo destes 10 anos tem, efectivamente, proporcionado um conjunto de actividades de cariz social à medida das necessidades sentidas por crianças e famílias de que é exemplo o "Julho em Acção, um Mês de Diversão" cuja actividade se estende também ao mês de Agosto.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Ludoteca/Biblioteca "Pampilho" que é coordenada pelo Município de Pampilhosa da Serra, em articulação com o ATL da Caritas Diocesana de Coimbra e com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.