TURISMO NA BEIRA SERRA – UM MUNDO À DESCOBERTA

05 Julho 2012

Decorreu ontem, dia 3 de julho, em Pampilhosa da Serra, uma conferência / debate, intitulada "Turismo na Beira Serra - Um Mundo à Descoberta".
O evento realizou-se na Sala de Conferências do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, numa iniciativa do Município de Pampilhosa da Serra e Jornal de Arganil.
Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra referiu a importância dos apoios havidos no âmbito do turismo, pois constituem uma das alavancas à implementação de novos projetos. Fez ainda referência a um conjunto de projetos desenvolvidos no âmbito da autarquia e que têm permitido potenciar recursos e potencialidades do concelho de Pampilhosa da Serra em áreas como o turismo de natureza, o turismo desportivo, assim como a abertura do Villa Pampilhosa Hotel constitui-se como uma mais-valia para toda a Região da Beira Serra.
Seguiu-se a intervenção do Dr. Rui Simão, enquanto Coordenador Técnico da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que realçou o papal das Aldeias de Xisto no contexto do desenvolvimento do turismo na região, aos mais variados níveis. A temática das Aldeias de Xisto gerou também nos participantes da conferência um debate muito enriquecedor e troca de ideias no âmbito da implementação dos projetos que lhe estão subjacentes.
A conferência contou também com a presença do Dr. João Marques, Presidente da CIMPIN - Comunidade Intermunicipal do Pinhal, cuja intervenção referiu a importância do papel das Comunidades na aposta em projetos transversais a todo o território do Pinhal Interior Norte, capazes de conciliar esforços para um desenvolvimento sustentado, nomeadamente no âmbito do turismo.
A conferência encerrou após um amplo debate entre os participantes, que contou também com a participação do promotor do Villa Pampilhosa Hotel, onde as temáticas das Aldeias do Xisto e as suas caraterísticas, assim como a realidade do novo hotel, em Pampilhosa da Serra foram amplamente referidas.