I FESTIVAL DO MARANHO E DA TRUTA

26 Setembro 2012
A vila de Pampilhosa da Serra foi palco do I Festival do Maranho e da Truta, no passado dia 15 de setembro.

O I Festival do Maranho e da Truta teve início pelas 9h junto no Edifício Monsenhor Nunes Pereira. A cerimónia de abertura teve a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Alberto Pacheco Brito Dias.

Seguiu-se a sessão de abertura do IX Capítulo (1º interno), com a palestra "A Gastronomia da Pampilhosa da Serra, passado, presente e futuro" pelo confrade Manuel Silva.

Às 10h00 foi feito um pequeno debate entre os cerca de 70 participantes, seguido de coffee break.

Pelas 10h45 iniciou-se a palestra "Real Confraria do Maranho, uma visão interna e externa" com o confrade de honra, José do Espirito Santo, seguindo-se o debate.
Já perto do meio-dia foi dado o enceramento do Capítulo Interno.

Às 13h00 realizou-se o almoço no restaurante "As Piscinas", onde foi dado a degustar a todos os participantes inscritos o gostoso maranho e a deliciosa truta, confecionada pelos métodos tradicionais.

No almoço houve também animação musical pelo grupo de concertinas da aldeia do Machio.

Às 16h30 foi a vez do show-cooking, com a Chefe Irene Pimenta onde apresentou: "Maranho um novo paladar Gourmet" e "Trutas - Tesouro do Ceira".

A festa prolongou-se até ao final da tarde com a cerimónia da partilha gastronómica - Sopa da Pedra - Participação da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Com o intuito na divulgação turística do concelho na vertente gastronómica, o I Festival do Maranho e da Truta, foi organizado pelo Município de Pampilhosa da Serra em parceria com a Real Confraria do Maranho e teve como principal objetivo dinamizar a sua vertente gastronómica.

O festival é resultado da capacidade desenvolvimento turístico, assim como a divulgação do território marca: "Pampilhosa da Serra: Inspira Natureza".

Os estabelecimentos ligados à restauração no concelho de Pampilhosa da Serra estiveram à altura de receber todos aqueles que quiseram degustar o maranho e a truta.

No programa do "I Festival do Maranho e da Truta", salienta-se a realização do show-cooking, com a chefe Irene Pimenta, onde apresentou o maranho como um novo paladar gourmet e a truta como um tesouro do rio Ceira.

Uma nota final para registar a presença e envolvimento de todos os restaurantes do concelho no referido festival.