Encontros de Aldeia – Mostra de Freguesias

Ação Social
04 Maio 2012

No culminar do segundo ciclo dos Encontros de Aldeia, realizado ao abrigo do Programa de Intervenção Cívica de Pampilhosa da Serra, resultante de uma candidatura aprovada no âmbito da regeneração urbana ao Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro), a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra promoveu o Encontro da Vila - Mostra de Freguesias, que decorreu a 29 de Abril, pelas 14h30 no Auditório do Edifício Monsenhor Nunes Pereira.
Os Encontros de Aldeia reforçaram a mobilização da população na definição e concretização de ações adequadas inovadoras e estruturantes para as Freguesias e para o Concelho de Pampilhosa da Serra.
Tendo em conta o sucesso dos Encontros de Aldeia na mobilização da cidadania, o Município da Pampilhosa da Serra em colaboração com as Juntas de Freguesia mostraram às suas populações o seu melhor - gastronomia e cultura.
As 10 Juntas de Freguesia do Concelho de Pampilhosa da Serra presentearam as cerca de 600 pessoas com caldo verde, enchidos, trutas com molho de escabeche, torresmada, chanfana, lombo de porco no azeite, febras e entremeadas, sardinhas, bacalhau assado com batata a murro, maranhos, broas e pães caseiros, broas de bacalhau, broas de sardinhas, broas de carne, queijos, filhós e muitas sobremesas entre muitas mais iguarias apresentadas por cada Junta de Freguesia.
Contámos com a animação musical dos Bombos de Dornelas do Zêzere e Unhais-O-Velho, com as danças e cantares do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra e ainda com o primoroso som do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense.
Foi um dia muito enriquecedor, que contou com a participação de todas as freguesias do Concelho e de todos os interessados em debater, refletir e participar ativamente na construção do futuro dos nossos territórios.