Regeneração Urbana - Pampilhosa da Serra

Obras Públicas
29 Julho 2009

O Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Alberto Brito Dias, assinou o Protocolo de Financiamento que estabelece a comparticipação financeira atribuída aos projectos incluídos na candidatura que a autarquia apresentou ao Eixo 2 - Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos, do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do QREN.

Designado por "Operação Individual para o Centro Urbano de Pampilhosa da Serra", a referida candidatura prevê a implementação de um conjunto de projectos mobilizadores que constituirão a Operação Isolada, sendo que terão duas tipologias de projectos, materiais e imateriais.

A Carteira de Projectos mobilizadores é constituída pelos seguintes: Projecto para a Reconversão Urbanística da Antiga Residência de Estudantes, Reabilitação do Museu Municipal, Requalificação do Espaço Envolvente à Escola, Agrupamento Vertical Escola Escalada de Pampilhosa da Serra, Rede Escolar de Infra-estruturas Tecnológicas, Projecto Rede de Fibra Óptica - Pampilhosa na Era Digital, Projecto de Circuito Wireless. No que se refere aos Projectos Imateriais, estes reportam-se à Ludoteca Criativa e ao Programa de Intervenção Cívica.

A Carteira de Projectos mobilizadores submetidos tem como inspiração o Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (PD-ICE) para o Município de Pampilhosa da Serra, que estabeleceu como prioritárias as acções dirigidas à comunidade educativa, com enfoque especial à educação e acções de criação de redes de cooperação que fomentem a partilha de conhecimento, tecnologias e outros recursos.

Os Projectos mobilizadores propostos elencam objectivos específicos para cada um deles, dos quais destacamos a Valorização e refuncionalização de espaços de referência e espaço público que atravessa o tecido urbano do centro da Vila, promoção à transversalidade de espaços culturais e educativos potenciando património, museologia e criação contemporânea no domínio educativo, aproveitamento das sinergias entre comunidade do espaço educativo através da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação e de equipamentos tecnológicos, procurando melhorar a sua eficiência e eficácia no sistema educativo local, por seu turno tornar mais fácil, rápido e a menores custos o acesso e circulação de informação a uma população escolar e residente. A ligação em fibra óptica entre edifícios municipais/escolares vai permitir criar uma verdadeira "auto-estrada digital".

Com a aprovação da candidatura e posterior formalização a autarquia da Pampilhosa da Serra garante um financiamento de 70% do custo de execução. No total, a "Operação Individual para o Centro urbano de Pampilhosa da Serra" envolve um custo de 1.780.162,25 €, dos quais 1.246.113,58 €, são de financiamento aprovado por parte do referido Programa Operacional.

O desenvolvimento deste Projecto vai permitir intervir no espaço nuclear da Vila, uma zona povoada de equipamentos e serviços estruturantes, para o Centro Urbano e para o Concelho. A Pampilhosa da Serra assume um processo de mudança na cultura organizacional, e ruptura com a interioridade e inversão da situação do sector educativo, alvo privilegiado nesta intervenção.

Com este Processo de Regeneração Urbana o Centro da Vila da Pampilhosa da Serra assume-se como um espaço de interacção social, educacional e económico.