PMDFCI - Implementação da Rede Primária

01 Fevereiro 2010

Teve início no passado dia 27 de Janeiro, na Freguesia de Unhais-O-Velho, a implementação da rede Primária programada no PMDFCI, através da técnica do Fogo Controlado.

A rede primária (Faixas) com cerca de 125 m de largura, é constituída por uma plataformas de veículos e faixas de Gestão de Combustíveis compostas por faixas de redução e/ou faixas de interrupção.

A localização desta rede primária está essencialmente associada às linhas de cumeada zonas menos produtivas, zonas de parques eólicos, zonas onde quase sempre existe um caminho.

O principal objectivo dessas faixas, é aumentar o nível de segurança de pessoas e bens e tornar os espaços Florestais mais resistentes à acção do fogo.

Este trabalho realiza-se de acordo com o projecto EEAGRANTS, tendo para isso havido vários protocolo entre a Autoridade Florestal Nacional e as Junta de Freguesia de Pessegueiro, Pampilhosa da Serra, Cabril, Vidual, Fajão e Unhais-O-Velho.