Nova rede de transportes no Concelho de Pampilhosa da Serra

05 Outubro 2010

Fruto de novas negociações com a Rodoviária da Beira Litoral, S.A, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra assinou um Protocolo de Colaboração com a empresa, conseguindo colocar à disposição, não só dos alunos que estudam no concelho, mas também de toda a população que precisa utilizar os transportes públicos, uma rede de transporte que inclui novos circuitos e horários melhorados.

Numa iniciativa conjunta com as Instituições afectas à educação foi alterado o horário escolar, com inicio das aulas às 9h00, o que permite aos alunos melhorar os horários, evitando saídas de casa muito cedo, o que traz benefícios do ponto de vista social, educativo, familiar e do aproveitamento escolar. Deste modo, foi revista a rede de transportes escolares para o ano lectivo de 2010/2011, planeada de forma a possibilitar a deslocação à sede do concelho. Também o horário correspondente ao circuito de ligação entre a sede de concelho (Pampilhosa da Serra) e a sede de distrito (Coimbra) foi alterado, permitindo às pessoas sair da vila às 08h45m em direcção a Coimbra e fazer o seu regresso com partida de Coimbra às 15h45m.

Por outro lado, foram ainda criados três novos circuitos entre Pessegueiro-Pampilhosa da Serra, Fajão-Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere (Via Porto de Vacas)-Pampilhosa da Serra, que permitem, não só a realização do transporte escolar dos alunos, como a sua utilização pela restante população.

Cada circuito de ligação entre a sede de concelho e as localidades tem semanalmente um horário complementar que facilita o regresso das pessoas às respectivas localidades.