Passeio pedestre “Carnaval é no Caminho do Xisto de Porto de Vacas”

23 Fevereiro 2012

Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento das práticas de pedestrianismo nos territórios rurais.
Esta atividade sofreu transformações nos últimos tempos passando de uma categoria de lazer para uma atividade turística, capaz de gerar benefícios económicos localmente e de contribuir para o aumento do período de estadia de visitantes/turistas, podendo também inserir-se nas estratégias de desenvolvimento local.
Com a receção dos cerca de 200 participantes às 9h começou a atividade, seguindo-se um pequeno briefing por parte das entidades organizadoras (Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Comissão de Melhoramentos de Porto de Vacas e ADXTUR).
Às 9h15 foi entregue a cada participante um reforço alimentar, constituído por uma garrafa de água e uma peça de fruta.
Pelas 9h30 iniciou-se o percurso pedestre (PR6 PPS), com grande entusiasmo, cor e animação, com atuação de bombos e concertinas ao longo de todo o percurso.
Às 13h30 realizou-se o almoço convívio, seguido da atuação dos bombos de Dornelas do Zêzere que trouxeram a boa música tradicional portuguesa.
A festa prolongou-se até ao final da tarde com a alegria de todos aqueles que participaram, em conjunto com a população local.