Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Passeio Pedestre Interpretativo em Fajão

06 Nov
Cinal   pr1 pps    subida aos penedos  04 1 980 2500

🚶‍♀️🚶‍♂️ Passeio Pedestre Interpretativo
📅 Dia 6 de novembro (sábado), pelas 09h00. Ponto de encontro no Largo da Igreja de Fajão
📍 PR2 PPS – Voltinhas do Ceira: Percurso circular com cerca de 6,5 km

➡ A participação na caminhada é gratuita e não é necessária inscrição. Contudo, os participantes que pretendam juntar-se ao almoço-convívio (presença paga), que será servido no restaurante “O Pascoal”, deverão efetuar marcação prévia através do número 935 905 014.

➡ O Passeio Pedestre Interpretativo é realizado no âmbito do “Descobrir e Valorizar o Açor”, um programa de educação ambiental que está a ser implementado em Pampilhosa da Serra, desde maio deste ano. A estratégia do referido programa é baseada na adaptação às alterações climáticas, na gestão das áreas protegidas e classificadas, na valorização dos territórios do Interior e na diversificação e qualificação da oferta turística.

➡ A abordagem complementar, de articulação do calendário entre a população residente, operadores turísticos, técnicos da autarquia, decisores políticos e turistas/visitantes, concede à estratégia uma dimensão transversal de relevo, sobretudo devido à importância do sistema turístico na criação de valor para a economia local, mas também na projeção da imagem do território.

➡ De resto, a estruturação do calendário anual de ações de educação ambiental, possibilita testar as necessidades e perfis de consciencialização da cultura cívica vocacionada para a preservação do ambiente, ao mesmo tempo que procura dar a conhecer melhor o território nas suas múltiplas vertentes: fauna, flora e geomorfologia. Estão ainda integrados elementos diferenciados do património cultural (material e imaterial), e focadas problemáticas como incêndios florestais, invasões biológicas, contaminação dos recursos hídricos e gestão dos recursos naturais, fazendo uso dos recursos integrados no Complexo do Açor (Rede Natura 2000) e áreas envolventes.

➡ O Programa Descobrir e Valorizar o Açor está a ser dinamizado em estreita articulação com o Plano de Ação e Estratégia do consórcio do Provere iNature – entidade que também cofinancia o projeto.

Partilhar