Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Comemoração do Dia Internacional dos Museus

18 Mai
Dia internacional museus post 1 980 2500

O Município de Pampilhosa da Serra, através do Museu Municipal, associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional dos Museus que se celebra, anualmente, a 18 de maio.

Para o efeito, a efeméride que este ano assenta no tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, será assinalada com um programa que para além da possibilidade de visita às exposições do Museu em horário alargado – até às 24h - contempla ainda outras iniciativas.

Neste dia, pelas 21h00, será apresentado na capela da Misericórdia, o livro "Contos e Poemas de Natal", de José Ramos Mendes. O ex-pároco e professor, natural de Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra, preparou, ainda em vida, uma coletânea de contos de Natal da sua autoria agora reunidos em livro. Recorde-se que José Ramos Mendes foi também secretário do concelho económico de Pampilhosa da Serra e serviu a comunidade em variadas instituições civis do concelho, destacando-se o facto de ter sido presidente da Assembleia Municipal.

Mais tarde, pelas 22h00, terá lugar na Praça Barão de Louredo, junto ao Museu Municipal, um concerto conjunto do Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, com o acordeonista Jorge Caeiro. A atuação insere-se no âmbito do programa Coimbra Região de Cultura, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

É de salientar que o Dia Internacional dos Museus, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Deste modo, o Município de Pampilhosa da Serra não quer deixar de se associar a esta iniciativa, aproveitando a ocasião para cimentar o papel do Museu Municipal como meio difusor e de preservação do vasto património cultural concelhio.

Partilhar