Feriado Municipal 2011

13 Abril 2011

Decorreu no passado dia 10 de Abril, o Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra.

Antes do inicio da Cerimónia Oficial e aproveitando a data festiva do Município, os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra associaram-se às Comemorações, consagrando 6 Bombeiros com o Crachá de Ouro atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, fruto de 35 anos dedicados à causa humanitária.

Logo após seguiu-se a Entrega e Bênção de uma Ambulância, um Barco, 50 equipamentos NOMEX e 30 Capacetes Florestais à Associação dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, fruto da generosidade do Empresário Rui Olivença, do Dr. José Cunha (Ex - Presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra) e das Juntas de Freguesias do Concelho, respectivamente.

O inicio da Cerimónia Oficial, começou com a assinatura de Protocolos com Instituições do Concelho, notáveis embaixadores da cultura pampilhosense, e ainda com o NUCLIO.

O NUCLIO é o promotor do Projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea), que contempla a instalação de uma antena em Portugal, que será no edifício JIRA, na Vila de Pampilhosa da Serra.

Este projecto pretende levar a rádio astronomia às salas de aula de França, Espanha, Polónia, Roménia e Portugal, através da instalação de pequenos radiotelescópios, denominados Small Radio Antenas (SRT).

Os SRT podem ser operados remotamente pela comunidade escolar, através da internet, permitindo a introdução de diversas temáticas, como por exemplo: o Sol, a Galáxia, a matéria escura, etc.

Decorreu em Paris em Novembro, a primeira reunião do consórcio, e a primeira sessão de formação para professores da Europa, com o intuito de testar a adaptar os recursos às diferentes realidades dos países participantes, teve lugar em Pampilhosa da Serra, até ao dia 13 de Abril, a 2.ª sessão de formação.

Seguidamente foram agraciados e distinguidos aqueles que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos ou mesmo por serviços prestados ao Município, ao País ou à Humanidade, com a atribuição de medalhas e distinções honoríficas.

Antes do almoço volante foi ainda efectuada uma visita que culminou com a inauguração de uma Antena do Projecto GEM em Portugal em colaboração com o Instituto de Telecomunicações de Aveiro.

O Município de Pampilhosa da Serra, aproveita para agradecer a todas as Instituições envolvidas, a todos os convidados, munícipes e comunicação social presentes, que levaram mais longe o nome da Pampilhosa da Serra, num dia marcante e que ficará para sempre na história do Concelho de Pampilhosa da Serra.