Festas do Concelho

19 Agosto 2008

No âmbito das comemorações dos 700 anos de História de Pampilhosa da Serra, e inserido nas Festas do Concelho 2008, o Município apresentou um diversificado leque de actividades, durante os dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto.

Dia 12 de Agosto, primeiro dia das Festas do Concelho e inserido no Dia Internacional da Juventude, realizou-se o II Rally Paper "À Descoberta do Concelho", que contou com a participação de 17 concorrentes divididos por 5 equipas. Esta iniciativa deu aos participantes a oportunidade de conhecerem o concelho e as suas potencialidades, sendo-lhes também oferecido um almoço na Barragem de St.ª Luzia por parte da Autarquia. Os participantes adoraram esta experiência , demonstrando o seu agrado pela iniciativa esperando que a mesma se repita para o próximo ano, fazendo um circuito maior.

Ainda no dia 12 de Agosto, realizaram-se as meias finais do Torneio de Futsal Inter-Freguesias, nas quais a equipa do Machio venceu a equipa de Pessegueiro por 6-5 após grandes penalidades, enquanto que no outro jogo a Pampilhosa da Serra venceu Dornelas do Zêzere por 7-2. Seguiam assim para a final deste I Torneio de Futsal Inter-Freguesias as equipas de Pampilhosa da Serra e do Machio, ao passo que Pessegueiro e Dornelas do Zêzere iriam lutar pelos 3º. e 4.º lugares.

Dia 13 de Agosto, o programa das Festas do Concelho propunha a todos os visitantes uma noite "Made in Pampilhosa", contando com as actuações do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, dos Ranchos Folclóricos de Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere e ainda de Tiago Silva e dos Cavaleiros do Asfalto. Esta noite musical foi precedia pela Cerimónia Oficial de Inauguração da XI Feira de Artesanato e Gastronomia, tendo a Comitiva visitado todos os stands e tasquinhas presentes. Pela primeira vez a Feira superou todas as expectativas dado o número de artesãos presentes. Contou com a presença de 54 stands e 5 tasquinhas, que além do Artesanato variado, oriundo de diversas zonas do País, contou ainda com a oferta de pratos tradicionais todos os dias das Festas.

Dia 14 de Agosto, teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo o apuramento do 3.º e 4.º classificados bem como a final do Torneio de Futsal Inter-Freguesias. Saiu vencedor deste Torneio a equipa da Freguesia de Pampilhosa da Serra, que bateu na final a equipa do Machio por 4-1, enquanto que a equipa da freguesia de Pessegueiro ficou em 3.º lugar batendo a equipa de Dornelas do Zêzere por 11-1. À noite, o espectáculo "Made in Portugal Show", trouxe até à vila de Pampilhosa da Serra, consagrados artistas portugueses, sendo eles Ana, Clemente, Eduardo Santana, José Reza, Manuela Bravo e Mário Gil.

Dia 15 de Agosto, decorreram entre outras actividades, a prova de saltos para a água no Rio Unhais pelas17.00 horas. Às 21.00 horas decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo a Cerimónia de entrega dos Troféus do Futsal, do Rally Paper, do concurso Vila Florida e ainda do concurso de Saltos para a água, que coube ao Presidente da Câmara e Vereadora a entrega dos respectivos troféus e certificados de participação.

No Torneio de Futsal Inter-Freguesias, a classificação ficou assim ordenada:
1.º classificado - Pampilhosa da Serra
2.º classificado - Machio
3.º classificado - Pessegueiro
4.º classificado - Dornelas do Zêzere
5.º classificado - Portela do Fojo
6.º classificado - Janeiro de Baixo
7.º classificado - Unhais-o-Velho
8.º classificado - Cabril

Quanto ao concurso Vila Florida, que pretendeu embelezar a vila durante os meses que antecederam a Festa, este concurso pautou-se pela grande participação dos pampilhosenses. Os vencedores foram:
1.º classificada - Maria Isabel neves Gaspar Dias - 500 €
2.º classificada - Maria Alice Silva Almeida - 300 €
3.º classificada - Graciana Damião Pereira Almeida - 200 €
Foi ainda distinguida com uma Menção Honrosa, Aida Fernandes Martins Lemos

No II Rally Paper, a classificação dos vencedores ficou assim ordenada:
1.º classificado - Salvadores
2.º classificado - Trilhos
3.º classificado - Pampilhoskas
No concurso de Saltos para a água no rio Unhais, que consistiu numa prova com recurso a slide, os concorrentes vencedores foram:
1.º classificado - Tiago Barradas
2.º classificado - Paulo Pereira
3.º classificado - Tiago Gaspar

Pelas 22.00 horas e no Pavilhão Gimnodesportivo completamente cheio, actuou a Marcha de Alfama, que contou também com a presença da madrinha das Marchas, Cinha Jardim. A Marcha de Alfama, trouxe até à vila de Pampilhosa da Serra um espectáculo extraordinário.

Cerca das 23.00 horas iniciou-se o espectáculo por que todos ansiavam, com o consagrado artista Tony Carreira, oriundo do concelho, a proporcionar aos milhares de espectadores uma extraordinária noite de animação.

Seguidamente ao concerto do Tony Carreira houve um magnifico Espectáculo Piromusical que cativou e agradou a todos os presentes.

Ainda durante as festas do Concelho 2008 houve muita animação com insufláveis de terra e água, provas radicais, parede de escalada, slide, carrinhos de choque.

O Município de Pampilhosa da Serra não pode pois deixar de agradecer a todos quantos estiveram presentes e que proporcionaram que estas festas do Concelho, inseridas também nas comemorações dos 700 anos de História da Pampilhosa da Serra, fossem um sucesso.