Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Inauguração da Exposição José Malhoa

Cultura
23 Abril 2009

No próximo dia 25 de Abril, pelas 16 horas, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Pampilhosa da Serra, será inaugurada a Exposição "José Malhoa, com a Arte na Alma".

Segundo os artistas, "esta exposição dá a conhecer o pintor José Malhoa (1855 - 1933), dando especial relevo ao modo como viveu e sentiu a nossa região, no Norte do Distrito de Leiria, ao mesmo tempo que se assinalam 75 anos da sua morte."

Do seu percurso de artista e das suas obras mais representativas, a exposição traça um roteiro para ver e para reflectir com os olhos da alma.

Malhoa vivia em Figueiró dos Vinhos, entre Maio e Outubro, na sua casa, a que chamava "O Casulo". Inspirou-o a luz desta região montanhosa e ensolarada, na autenticidade de um povo rural, na paleta de cores da paisagem que brilha em modo maior, quando o Sol a reflecte. A sua pintura é arte e documento social de uma época marcante do Portugal interior. É pintura e é leitura. Mas Malhoa não fez só os seus retratos. Também conviveu com o povo, com a burguesia e com os senhores feudais.

A exposição ficará patente ao público até dia 23 de Maio de 2009.

 

Partilhar