“Democracia e Liberdade” marca o arranque oficial da associação jurídica pampilhosense

18 Janeiro 2010

No dia 21 de Janeiro terá lugar a cerimónia de apresentação pública da "AJPS - Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra", um evento que marcará o arranque oficial da actividade da primeira associação jurídica da Beira Serra.

O evento, aberto ao público em geral, contará com as presenças já confirmadas do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, do Secretário de Estado da Justiça, do Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura e do Director Nacional da Polícia Judiciária. No entanto, várias outras figuras do mundo judiciário e jurídico português estarão igualmente presentes.

Durante a apresentação da recém-criada associação jurídica pampilhosense terão lugar as intervenções dos titulares da Assembleia-Geral (António Henriques Gaspar, actual Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça), do Conselho Fiscal (Ana Brito, Juíza Desembargadora do Tribunal Relação de Lisboa e docente do CEJ) e da Direcção (Luís Lameiras, Juiz de Direito da Comarca Judicial de Lisboa e docente do CEJ), os quais darão a conhecer as origens, os objectivos e as futuras actividades da associação de juristas.

Seguir-se-á depois uma oração de sapiência a proferir pela catedrática Anabela Miranda Rodrigues, sob o título "Democracia e Criminalidade - Entre o Risco e a Confiança". O evento culminará com um momento musical proporcionado pelo mestre de guitarra portuguesa António Chainho que executará três temas musicais.

A AJPS convida todos os interessados a assistirem a esta cerimónia que pretende ser o arranque oficial do programa já delineado pela associação para o ano de 2010 e que reserva várias surpresas.

O Auditório do Metropolitano de Lisboa, situado na estação de metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, será o palco da cerimónia com início previsto às 18 horas, conforme programa que segue.

PROGRAMA OFICIAL da cerimónia de apresentação pública da
"AJPS - Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra"

Auditório do Metropolitano de Lisboa
Estação de Metro do Alto dos Moinhos - Lisboa
21 de Janeiro de 2010

18:00 Abertura pelo Presidente da Assembleia-geral da AJPS, António Henriques Gaspar, Juiz Conselheiro e Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

18:20 Intervenção da Presidente do Conselho Fiscal da AJPS, Ana Maria Barata Brito, Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa

18:40 Intervenção do Presidente da Direcção da AJPS, Luís Filipe Brites Lameiras, Juiz de Direito

19:00 Oração de Sapiência, pela Professora Doutora Anabela Miranda Rodrigues, sob o título "Democracia e Criminalidade - Entre o Risco e a Confiança"

19:40 Momento cultural pelo mestre António Chainho, sob o título "Apontamentos de Guitarra Portuguesa", que executará os seguintes temas:
"Sonhar Lisboa"
"Rapsódia Fadista"
" Lisboa 23 horas"

A sessão pública de apresentação terminará com um Porto de Honra.

Para mais informações
Fernando Carvalho
Telemóvel: 963 843 288
E-mail: fernando.carvalho@metrolisboa.pt

* * *

A "Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra" nasceu a 12 de Setembro de 2009, no âmbito do "2.º Encontro de Juristas de Pampilhosa da Serra", na sequência da escritura pública outorgada na sala de audiências do tribunal pampilhosense.

Nos termos dos seus estatutos, a AJPS tem como objectivos:

• Organizar, promover e realizar estudos, publicações, acções de formação e de intercâmbio e seminários sobre matéria de direito e/ou relacionada com o direito e a sua aplicação;
• Pronunciar-se, através de estudos, pareceres ou opiniões sobre questões, matérias ou normas de direito com aplicação e implicação relevante no concelho de Pampilhosa da Serra;
• Estabelecer relações de parceria ou cooperação com entidades que desenvolvam a sua actividade na área do Direito, Justiça e Segurança Pública;
• Estabelecer relações de cooperação com entidades que desenvolvam a sua actividade na promoção, desenvolvimento, apoio social, cultura e solidariedade social do ou no concelho da Pampilhosa da Serra;
• Promover a comarca judicial de Pampilhosa da Serra ou a circunscrição judicial na qual venha a estar integrada;
• Contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho da Pampilhosa da Serra, através da divulgação de matérias do direito relevantes para as actividades económicas dos cidadãos e das empresas locais;

Contactos da AJPS:
Sede: Rua das Escolas Gerais, n.º 82, 1100-220 Lisboa