Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Pampilhosa da Serra Conecta Salas de Aula ao Universo

Cultura
Noticia 1291736247 1724 1 980 2500
07 Dezembro 2010

Decorreu em Paris, em Novembro, a primeira reunião de um novo projecto do consórcio European Hands-on Universe (EUHOU). O projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea) pretende levar a rádio astronomia às salas de aula de todos os países participantes. No âmbito deste projecto serão instalados 5 pequenos radio telescópios, denominados Small Radio Antenas (SRT), um em cada um dos seguintes países: França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia. Com coordenação europeia a cargo da Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, a coordenação desta iniciativa em Portugal é do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), representante português do projecto European Hands-on Universe. Participam no projecto os seguintes países: França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha. O projecto é financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia.

A antena Portuguesa será recebida pelo concelho de Pampilhosa da Serra, no mesmo local onde está instalada a antena de 9 metros do projecto internacional GEM-P (Galactic Emission Mapping), com coordenação pelo Grupo de Radio Astronomia do Instituto de Telecomunicações, que irá cartografar a Via Láctea, juntando assim uma vertente educativa ao seu projecto. Os SRT são antenas de rádio de 3 metros de diâmetro, equipadas com um receptor com design do Haystack Observatory do MIT, recebendo a emissão da Via Láctea, na frequência de 1.4GHz (comprimento de onda de 21cm). Um SRT poderá ser operado remotamente pela comunidade escolar, através da Internet, permitindo a introdução de diversas temáticas de forma inovadora, como por exemplo: o Sol, a Galáxia, a matéria escura, o papel das tecnologias de Informação e electrónica, etc.

Este projecto europeu vai desenvolver a primeira rede europeia de radiotelescópios para educação. Serão desenvolvidos no âmbito deste projecto recursos pedagógicos para o estudo na nossa galáxia em sala de aula recorrendo a métodos interactivos baseados no Inquiry Based Science Education (IBSE) e usando as Novas Tecnologias de Informação e Computação.

A primeira sessão para professores da Europa, com o intuito de testar e adaptar os recursos às diferentes realidades dos países participantes terá lugar na Pampilhosa da Serra de 10 a 13 de Abril de 2011. Esta sessão conta com o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra que vê neste investimento um importante passo no sentido de atrair o interesse dos estudantes para as ciências espaciais e as ciências de Informação e computação.

Esta é uma de novas acções ao alcance das salas de aula que irão proporcionar a partir da Pampilhosa da Serra, no Pinhal Interior, um contacto directo e inovador com as Ciências da Terra e Espaço e as Tecnologias de Informação, integradas localmente pela Ludoteca Criativa de Pampilhosa da Serra no ESPAÇO JIRA - Juventude Inovação e Residência de Arte, dois projectos do Programa Política das Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana financiados pelo Mais Centro.

Partilhar