Exposições patentes nas Galerias do Edifício Monsenhor Nunes Pereira

29 Dezembro 2010

Estão a decorrer nas Galerias do Edifício Multiusos Monsenhor, três exposições que poderão ser visitadas até ao final do ano: a "Exposição Itinerante de Bordalo Pinheiro" - Galeria 1, "Coisas Nossas" exposição de artes decorativas de Amélia Vítor e Lurdes Cruz - Galeria 3 e na Biblioteca Municipal "Retalhos de Outras Vidas", da Cáritas Diocesana de Coimbra.

A "Exposição Itinerante de Bordalo Pinheiro", retrata através de painéis o sentido crítico e o inconformismo de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, 21 de Março de 1846 - 23 de Janeiro de 1905), autor da figura emblemática do Zé Povinho, perante o período político que se vivia na época.

A Galeria 3 recebe a exposição "Coisas Nossas" de Amélia Vítor e Lurdes Cruz, duas artistas naturais do concelho de Pampilhosa da Serra. Nesta exposição poderemos ver os molhos, peneiras, colheres de pau e ímanes decorados com produtos recolhidos da floresta (folhas, sementes, paus, capas de eucalipto, etc.), de Amélia Vítor.

E ainda, os bordados e a pintura de Lurdes Cruz.

A exposição "Retalhos de Outras Vidas" da Caritas Diocesana de Coimbra, patente na Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, consiste de uma recolha de fotografias feita pelos utentes dos Centros do ATL, no âmbito do Ano Europeia do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.