‘Casa flutuante’ vai representar Pampilhosa da Serra no Concurso Intermunicipal de Ideias do Secundário

22 Março 2019
No âmbito da 6ª edição do Programa “Imagine.Create.Succeed”, integrado no projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e co-financiado pelo Centro 2020, FDE e União Europeia, decorreu na tarde de hoje, dia 22 de março, no Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, o Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário.

A cerimónia de apresentação dos projetos esteve a cargo de Clara Campelo, representante da GesEntrepreneur – empresa dedicada à formação e educação de empreendedorismo, que leva a iniciativa às escolas dos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Em “prova” estiveram as ideias de negócio “sabores únicos” e a “houseboat”, ambas com a ambição de ocupar a vaga que lhes permitia representar o Município de Pampilhosa da Serra na final intermunicipal, que se vai disputar em Mortágua nos dias 6 e 7 de abril.

Na génese da ideia ‘Sabores Únicos – a nossa região na sua mão’, da autoria de Ariana, Beatriz e Mónica, esteve a vontade de reunir os melhores sabores típicos da região de Coimbra, num único produto. Deste modo, as alunas criaram uma caixa personalizável, de “elevado valor cultural e gastronómico”, onde consta uma iguaria típica de cada Município da Região de Coimbra, tal como assinalaram as jovens criativas na apresentação do produto.

Por outro lado, a ‘HouseBoat’, que acabaria por se sagrar a ideia vencedora da iniciativa, constitui-se como uma casa flutuante, idealmente construída tendo em vista um conjunto de preocupações ambientais, que posteriormente será inserida em locais rodeados por “paisagens envolventes únicas, como a Barragem de Santa Luzia”, tal como foi sugerido por Armando Mateus, Bárbara Fernandes e Gonçalo Silva, jovens autores do projeto. Com esta iniciativa, os jovens empreendedores pretendem “promover o potencial turístico da região” e querem dar “privilégio a fornecedores locais”, para dar vida a um conceito que dizem ser “original”.

O júri do Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário, em Pampilhosa da Serra, foi constituído por Verónica Marques, em representação do Município, Joel Machado, jovem empreendedor do concelho e por Célia Silva, em representação da Associação de Empresários de Pampilhosa da Serra, sendo que avaliaram os projetos tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação: Inovação; Exequibilidade da ideia; Qualidade da apresentação do projeto; Desenvolvimento da ideia e Impacto da ideia no território (Região de Coimbra).

Para além das ideias de negócio apresentadas pelos alunos do ensino secundário, foram também expostas as ideias vencedoras do 2º e 3ºciclo: A ‘Resin´Art’ e a ‘Pampidudus’, respetivamente. Os projetos representarão o Município de Pampilhosa da Serra, na Expo Empresas Júnior, no próximo dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares.