‘Casa flutuante’ vai representar Pampilhosa da Serra no Concurso Intermunicipal de Ideias do Secundário

Site 1 1024 2500
22 Março 2019
No âmbito da 6ª edição do Programa “Imagine.Create.Succeed”, integrado no projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e co-financiado pelo Centro 2020, FDE e União Europeia, decorreu na tarde de hoje, dia 22 de março, no Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, o Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário.

A cerimónia de apresentação dos projetos esteve a cargo de Clara Campelo, representante da GesEntrepreneur – empresa dedicada à formação e educação de empreendedorismo, que leva a iniciativa às escolas dos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Em “prova” estiveram as ideias de negócio “sabores únicos” e a “houseboat”, ambas com a ambição de ocupar a vaga que lhes permitia representar o Município de Pampilhosa da Serra na final intermunicipal, que se vai disputar em Mortágua nos dias 6 e 7 de abril.

Na génese da ideia ‘Sabores Únicos – a nossa região na sua mão’, da autoria de Ariana, Beatriz e Mónica, esteve a vontade de reunir os melhores sabores típicos da região de Coimbra, num único produto. Deste modo, as alunas criaram uma caixa personalizável, de “elevado valor cultural e gastronómico”, onde consta uma iguaria típica de cada Município da Região de Coimbra, tal como assinalaram as jovens criativas na apresentação do produto.

Por outro lado, a ‘HouseBoat’, que acabaria por se sagrar a ideia vencedora da iniciativa, constitui-se como uma casa flutuante, idealmente construída tendo em vista um conjunto de preocupações ambientais, que posteriormente será inserida em locais rodeados por “paisagens envolventes únicas, como a Barragem de Santa Luzia”, tal como foi sugerido por Armando Mateus, Bárbara Fernandes e Gonçalo Silva, jovens autores do projeto. Com esta iniciativa, os jovens empreendedores pretendem “promover o potencial turístico da região” e querem dar “privilégio a fornecedores locais”, para dar vida a um conceito que dizem ser “original”.

O júri do Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário, em Pampilhosa da Serra, foi constituído por Verónica Marques, em representação do Município, Joel Machado, jovem empreendedor do concelho e por Célia Silva, em representação da Associação de Empresários de Pampilhosa da Serra, sendo que avaliaram os projetos tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação: Inovação; Exequibilidade da ideia; Qualidade da apresentação do projeto; Desenvolvimento da ideia e Impacto da ideia no território (Região de Coimbra).

Para além das ideias de negócio apresentadas pelos alunos do ensino secundário, foram também expostas as ideias vencedoras do 2º e 3ºciclo: A ‘Resin´Art’ e a ‘Pampidudus’, respetivamente. Os projetos representarão o Município de Pampilhosa da Serra, na Expo Empresas Júnior, no próximo dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares.
Img 4701 1 980 640
Img 4710 1 980 640