Pampilhosa da Serra vai receber Campeonato da Europa de Downhill

Desporto
18 Março 2019
A UEC – União Europeia de Ciclismo, escolheu Portugal como país organizador do Campeonato da Europa de Downhill de 2019, que vai disputar-se em Pampilhosa da Serra, nos dias 4 e 5 de maio de 2019. A apresentação pública do evento decorreu ontem, dia 17, o último dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

A organização do evento estará a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com a ADXTUR e o Município de Pampilhosa da Serra, entidades que se juntaram para a apresentação da iniciativa no stand do Município de Pampilhosa da Serra.

“Para além de todas as caraterísticas ligadas à natureza, em Pampilhosa da Serra temos condições para a prática desportiva muito acima da média, que permitirão aos profissionais ter um bom desempenho no campeonato”, salientou Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no momento da apresentação, onde não escondeu a “satisfação” pelo facto de Portugal acolher a realização desta prova pelo segundo ano consecutivo, desta feita em Pampilhosa da Serra.

Para Rui Simão, secretário executivo da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a aposta de continuidade na organização deste campeonato europeu, espelha a “reputação” e o “crédito” que a Federação Portuguesa de Ciclismo tem conseguido criar a nível internacional, no que diz respeito à organização de provas desportivas de elite. Rui Simão, destacou ainda o “conjunto de condições “técnicas” e de “acolhimento”, que Pampilhosa da Serra tem conseguido implementar, quer no âmbito do projeto Aldeias do Xisto, quer por outras vias, que fazem de Pampilhosa da Serra “um dos territórios de interior com melhores infraestruturas e equipamentos para a prática de modalidades desportivas de ar livre”.

Também Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou que é na junção do melhor de dois mundos que reside a grande mais valia desta iniciativa. “Por um lado, somos uma entidade reconhecida internacionalmente com capacidades para organizar campeonatos da Europa e, ao mesmo tempo, o território das aldeias do xisto possui excelentes condições para a prática de desportos radicais”.

O dirigente desportivo explicou ainda que o sucesso de uma prova desta dimensão, estende-se muito para além dos dias de competição propriamente ditos, uma vez que há “muito atletas e equipas internacionais que têm vindo ao nosso território treinar e passar temporadas, em toda a região das Aldeias do Xisto, desde a Lousã à Pampilhosa da Serra”. Trata-se do “impacto e do potencial da região ao nível do turismo desportivo a nível internacional”, acrescentou.

O convite a todos os entusiastas da modalidade está lançado, para aquele que promete ser um “grande espetáculo na Pampilhosa da Serra, um concelho que nos apaixona por tudo, mas principalmente pela beleza natural da região”, concluiu Delmino Pereira.