ADXTUR reuniu ‘Conselho Geral de Parceiros’ em Pampilhosa da Serra

22 Fevereiro 2019
Realizou-se, ontem, dia 21, no Auditório Municipal em Pampilhosa da Serra, o conselho geral de parceiros do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, da Rede Aldeias do Xisto 2020. A sessão serviu para fazer um balanço relativo ao triénio 2016-18 e para perspetivar aquilo que será o triénio 2019-2021, no que diz respeito aos fundos disponíveis para investimento e respetiva comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Quanto ao primeiro triénio, foram apresentados os resultados decorrentes da atuação da Rede Aldeias do Xisto, nomeadamente no que concerne ao número de ações de promoção realizadas, ao número de entidades privadas beneficiárias, ao número de postos de trabalho criados ou ao número de ações de animação concretizadas, sendo que as expetativas face ao programado, foram superadas em todas áreas de intervenção.

Foram aprovados 21 projetos privados, num valor global de 4.201.40€, encontrando-se, ainda, em análise, 10 projetos com investimento total previsto fixado em 2.396.34€. Foram também criados 24 postos de trabalho até final de 2018, sendo que este número poderá aumentar em função da eventual aprovação dos projetos em análise.

À partida para a segunda fase de execução do programa, Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, salientou a importância de “materializar as candidaturas em novas oportunidades para o território, para o turismo de natureza”, abrindo a porta candidaturas que não se restrinjam ao programa do PROVERE. “Queremos reforçar o desdobramento de candidaturas, apoiando também o desenvolvimento de outras candidaturas e outros programas”, completou.

Uma das condições primordiais para aprovação de candidaturas, reforçou, é que as iniciativas estejam inseridas “numa perspetiva de calendário em rede, que demonstre uma coerência mais abrangente, e que vá ao encontro de uma estratégia de comunicação global do território, quando falamos em eventos de natureza”. “Para bons projetos, encontraremos boas soluções (financeiras)”.

Recorde-se que Rede das Aldeias do Xisto, é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceira com 21 Município da Região Centro e com mais de 100 operadores privados, que atuam no território.