‘EcoTank Fire’ apresentado em Pampilhosa da Serra

21 Fevereiro 2019
A Rotovedras, empresa especializada no fabrico de produtos em plástico, apresentou, hoje, no Villa Pampilhosa Hotel, em Pampilhosa da Serra, o seu mais recente dispositivo de prevenção e combate a incêndios, designado 'EcoTank Fire'.

Trata-se de um reservatório que permite a recolha, tratamento e armazenamento de águas pluviais, permitindo o reabastecimento local dos veículos envolvidos no combate primário a incêndios, em locais de difícil acesso.

Daniel Gameiro, colaborador da Rotovedras na área do design industrial, salientou que “este depósito permite armazenar água da maneira convencional. Isto é, podemos introduzir água no depósito, mas possui também uma zona de receção com uma espécie de telhado, dotado de uma zona de filtragem primária para separação de resíduos, que posteriormente permite a infiltração autónoma da água para o depósito em si”.

No que diz respeito às caraterísticas, o EcoTank é revestido com polietileno, um material reciclável e imune à corrosão, que lhe atribui uma “elevada resistência aos impactos e às intempéries”, adiantou.

Para além disso, o reservatório está dotado de um mecanismo de geolocalização, controlado através de uma aplicação web. “A ideia é ter uma solução para que as equipas que andam no terreno possam saber qual o reservatório mais próximo, de modo a que consigam localizá-lo para um combate eficaz a um potencial foco de incêndio”, assinalou António Soares, parceiro que colaborou na componente tecnológica do produto.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma solução de comunicação baseada na medição do nível dos reservatórios, com ligação direta a um posto de supervisão centralizado, para que o mesmo possa orientar as equipas presentes no terreno, dando-lhes as coordenadas dos reservatórios mais adequados a cada situação.

Na ocasião, Luís Gomes, administrador da Rotovedras, anunciou ainda que irá disponibilizar gratuitamente um exemplar do EcoTank Fire, que será colocado e testado no concelho de Pampilhosa da Serra, em local e data a designar.

A apresentação deste produto inovador foi acompanhada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, entre outros autarcas e representantes de entidades particulares.