In(forma-te) - Vereadora do Município e alunos do 9ºano reunidos em sessão de aconselhamento profissional

21 Janeiro 2019
Hoje, dia 21, os alunos do 9ºano do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, participaram no programa de orientação escolar e profissional ‘In(forma-te)’, através de uma sessão aberta com Alexandra Tomé, Vereadora da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

A referida sessão, consistiu numa oportunidade de aconselhamento vocacional e profissional, assumindo-se, também, como uma ferramenta de apoio, tendo em vista uma escolha equilibrada e consciente, no que diz respeito à entrada dos jovens alunos no ensino secundário.

De forma sempre muito interativa, os alunos foram colocando as suas questões relativas à área do direito, especialidade que a par da informática foi identificada como alvo de interesse por parte dos jovens alunos.

Tendo como base a sua experiência pessoal, Alexandra Tomé, procurou dar resposta à curiosidade dos alunos, através da explicação de algumas especificidades do curso de direito, tais como as disciplinas e o seu grau de complexidade, as possibilidades profissionais associadas a este ramo, entre outras caraterísticas específicas mesmo.

Numa perspetiva mais pessoal, a autarca confessou ainda que enveredou pela área do direito com o intuito de “ser a voz das pessoas que não podiam ter voz”. Falou também sobre os obstáculos e dificuldades que enfrentou no decorrer da licenciatura, os seus métodos de estudo, entre outras curiosidades relativas à vida universitária. No fecho da sessão, Alexandra Tomé, acabaria por deixar uma pequena mas importante mensagem aos jovens alunos: “A resposta relativamente àquilo que cada um quer seguir está dentro de vós”

O programa ‘(In)forma-te’ é dinamizado, anualmente, no AE Escalada de Pampilhosa da Serra, com o intuito de proporcionar uma ajuda especializada na construção e implementação do projeto de vida escolar e profissional do/a jovem. Inclui ainda atividades de avaliação psicológica, informação psicológica e profissional, desenvolvidas individualmente e/ou em grupo.