In(forma-te) - Vereadora do Município e alunos do 9ºano reunidos em sessão de aconselhamento profissional

Site 1 1024 2500
21 Janeiro 2019
Hoje, dia 21, os alunos do 9ºano do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, participaram no programa de orientação escolar e profissional ‘In(forma-te)’, através de uma sessão aberta com Alexandra Tomé, Vereadora da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

A referida sessão, consistiu numa oportunidade de aconselhamento vocacional e profissional, assumindo-se, também, como uma ferramenta de apoio, tendo em vista uma escolha equilibrada e consciente, no que diz respeito à entrada dos jovens alunos no ensino secundário.

De forma sempre muito interativa, os alunos foram colocando as suas questões relativas à área do direito, especialidade que a par da informática foi identificada como alvo de interesse por parte dos jovens alunos.

Tendo como base a sua experiência pessoal, Alexandra Tomé, procurou dar resposta à curiosidade dos alunos, através da explicação de algumas especificidades do curso de direito, tais como as disciplinas e o seu grau de complexidade, as possibilidades profissionais associadas a este ramo, entre outras caraterísticas específicas mesmo.

Numa perspetiva mais pessoal, a autarca confessou ainda que enveredou pela área do direito com o intuito de “ser a voz das pessoas que não podiam ter voz”. Falou também sobre os obstáculos e dificuldades que enfrentou no decorrer da licenciatura, os seus métodos de estudo, entre outras curiosidades relativas à vida universitária. No fecho da sessão, Alexandra Tomé, acabaria por deixar uma pequena mas importante mensagem aos jovens alunos: “A resposta relativamente àquilo que cada um quer seguir está dentro de vós”

O programa ‘(In)forma-te’ é dinamizado, anualmente, no AE Escalada de Pampilhosa da Serra, com o intuito de proporcionar uma ajuda especializada na construção e implementação do projeto de vida escolar e profissional do/a jovem. Inclui ainda atividades de avaliação psicológica, informação psicológica e profissional, desenvolvidas individualmente e/ou em grupo.