Concelhos da CIM Região de Coimbra reunidos em Pampilhosa da Serra

11 Janeiro 2019
O Secretario de Estado para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, marcou presença na reunião ordinária do concelho intermunicipal da CIM-RC, realizada na tarde do dia de ontem, quinta-feira, na Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

Na sessão que juntou os dezanove concelhos da CIM Região de Coimbra, o ex-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, dirigiu-se aos autarcas para dar conta das diversas medidas em curso, “transversais a todos os ministérios”, para a fixação da população e captação de investimento nos territórios de baixa densidade, “um caminho que durante muitos anos não se fez e que agora se inicia”, tal como constatou o próprio.

Para José Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, “há a necessidade absoluta de que a União Europeia e o nosso governo percebam que estes territórios têm de ter um tratamento adequado se realmente queremos ter coesão. Defendemos todos há muito tempo a criação de um Programa Operacional Regional para a Baixa Densidade, sendo que para o efeito é imprescindível que se perceba quais os territórios que realmente carecem de medidas excecionais”, assinalou.

Foi precisamente em torno de um eventual Programa Operacional Regional representativo da especificidade dos territórios de interior, que incidiram as intervenções dos autarcas presentes no conselho intermunicipal. Nesse sentido, estiveram em evidência questões como a criação de uma linha de financiamento específico para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, bem como medidas fiscais e demográficas, que incentivem a fixação de pessoas nestes territórios.

Recorde-se que João Paulo Catarino, ex-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, desempenhou funções como presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior até outubro do ano transato, sendo que no âmbito da remodelação governamental viria a tomar posse como Secretario de Estado para a Valorização do Interior. “O que vos posso garantir é que tendo sido presidente de Câmara como muitos de vós, conheço esta realidade e as nossas questões. Estou empenhadíssimo em ajudar-vos e, no fundo, ser o provedor destes territórios”, concluiu.