CLDS-3G Pampilhosa Ativa! junta seniores pampilhosenses para conversa comunitária.

Ação Social
29 Novembro 2018
O Projeto “CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!”, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e o Projeto EPIS, dinamizaram, no dia 28 de novembro, uma ação de informação na localidade de Vale Serrão (Freguesia de Pampilhosa da Serra) sobre saúde mental: sentir, refletir e prevenir.Seniroe

Esta iniciativa, que contou uma vez mais com o apoio do Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, surge na sequência do incêndio de outubro de 2017, que fustigou grande parte do concelho e deixou a comunidade fragilizada aos vários níveis, nomeadamente ao nível emocional.

A sessão teve como mote “Conversas comunitárias… faça de hoje um novo começo”. Os principais objetivos passaram por informar e esclarecer sobre emoções e reações normativas em momentos de trauma e catástrofe, sensibilizar e capacitar para a identificação de situações para posterior intervenção psicossocial, promover atitudes preventivas em situações de crise e desenvolver competências de gestão emocional.

Os 19 participantes residentes em Vale Serrão, Aldeia Cimeira, Sobral Magro e Signosamo, envolveram-se de forma ativa ao longo de toda a “Conversa”, criando-se um momento de catarse para alguns e de suporte emocional para outro. Para além dos Psicólogos que orientaram toda a atividade, esteve presente a Dra. Alexandra Tomé, Vereadora do Município de Pampilhosa da Serra.

Estes encontros, dinamizados nas aldeias do Concelho de Pampilhosa da Serra onde o incêndio de 2017 deflagrou com maior intensidade, têm sido uma mais valia para a população, tratando-se de momentos de partilha de experiencias que se têm revelado como “terapêuticos”.