Município de Pampilhosa da Serra participou no Encontro Semana ALV 2018

22 Outubro 2018
No decorrer do dia de hoje, 22 de outubro, a vereadora do Município de Pampilhosa da Serra, Dra. Alexandra Tomé, participou como oradora no “Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida 2018”, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Direito de Aprender, assinalou o início da Semana ALV 2018, numa vertente mais institucional, sendo sobretudo dirigida a profissionais de educação e formação de adultos.

Depois da sessão de entrega de prémios, o primeiro painel de preleções esteve subjacente ao tema “Aprendizagem ao longo da vida e património cultural”, uma escolha justificada pelo facto de “2018 ser o Ano Europeu do Património Cultural e também porque, em diferentes projetos de educação, o património é utilizado como um poderoso ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de várias competências linguísticas ou sociais”, anunciou a organização.

Após o período de almoço, seguir-se-ia o painel “Cidades de aprendizagem – experiências portuguesas”, onde o objetivo passou por divulgar o projeto Rede Global das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, do qual constam 8 cidades portuguesas. Foi neste contexto que Alexandra Tomé, vereadora do Município de Pampilhosa da Serra responsável pelo setor da educação, falou sobre os impactos da referida rede no concelho de Pampilhosa da Serra, através de referências a diversas iniciativas desenvolvidas e consequentes benefícios para a aprendizagem dos cidadãos, nomeadamente no que diz respeito à
capacidade para utilizar recursos de uma forma mais eficaz e também na promoção da igualdade e da coesão social.

Antes da sessão de encerramento, houve ainda tempo para um terceiro painel de preleções, subordinado ao tema “Educação de Adultos Hoje e Aqui”.

A semana ALV 2018 continuará até ao próximo dia 26 de outubro, estando agendadas diversas atividades locais que visam incentivar pessoas e organizações a desenvolver, a nível local, iniciativas de diferentes formas de aprendizagem (formal e informal)