926 ciclistas pedalaram para a 7ª Edição do Gran Fondo Aldeias do Xisto

01 Outubro 2018
Foram 926 os ciclistas que no passado Domingo, dia 30 de setembro, participaram na 7ª edição do Gran Fondo Aldeias do Xisto, dos quais 557 optaram pela prova “MedioFondo”, constituída por 110 km, sendo que os restantes (369), enfrentaram o “GranFondo”, ao longo de 153 km.

Este é um evento para os apaixonados da modalidade, que lhes permite, por um dia, serem protagonistas de uma grande prova, vivendo por dentro as emoções de um grande evento de ciclismo. Para além da vertente desportiva propriamente dita e da partilha por uma paixão comum, esta prova, desde a sua criação em 2012, permite que os participantes descubram locais e paisagens surpreendentes, muito vincadas pela autenticidade das Aldeias do Xisto.

Se por um lado a maioria dos atletas participantes são amadores, por outro, esta 7ª edição do Gran Fondo, apresentou dois trajetos bastante rigorosos, cujos níveis de dificuldade se assemelharam a algumas etapas das mais conhecidas provas nacionais e internacionais de ciclismo. Os sinuosos percursos começaram e terminaram no concelho do Fundão, sendo que cerca de metade dos mesmos se desenrolou em deslumbrantes locais do concelho de Pampilhosa da Serra, como o Alto do Xiqueiro, as cumeadas da zona de Fajão, ou a icónica Barragem de Santa Luzia.

A propósito deste evento, José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, salientou o esforço assumido pela ADXTUR, que “tem feito um trabalho notável, não só na promoção do ciclismo na região, como também em outras iniciativas que atraem mais pessoas a este território ao qual pertence o Município de Pampilhosa”. Para o autarca, esta é uma região onde “para além de condições excecionais para esta prática, temos ainda outas potencialidades que não podemos desperdiçar como a água de qualidade, o ar puro, as paisagens lindíssimas ou a boa gastronomia.” Por isso, considera que “temos o dever de aproveitar e preservar estas condições únicas e atrair pessoas que possam usufruir de tudo isto e que deem mais vida a todo este território das aldeias do xisto.”

Bruno Nogueira e Michel Machado, acabariam por se sagrar os grandes vencedores das provas de GranFondo e MedioFondo, respetivamente.