Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Conversas comunitárias sobre saúde mental: sentir, refletir e prevenir.

Ação Social
27 Setembro 2018
No passado dia 24 de setembro, o Projeto “CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!”, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, dinamizou, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e o Projeto EPIS e com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, uma ação de informação na aldeia de Pescanseco Fundeiro sobre saúde mental: sentir, refletir e prevenir.

Esta iniciativa surge no decurso do incêndio de outubro de 2017, que fustigou grande parte do concelho e deixou a comunidade fragilizada a vários níveis, nomeadamente a nível emocional.

A sessão teve como mote “Conversas comunitárias… faça de hoje um novo começo”. Os principais objetivos foram: informar e esclarecer sobre emoções e reações normativas em momentos de trauma e catástrofe; sensibilizar e capacitar para a identificação de situações para posterior intervenção psicossocial; promover atitudes preventivas em situações de crise e desenvolver competências de gestão emocional.

Os 21 participantes envolveram-se de forma ativa ao longo de toda a “conversa”, criando-se um momento de catarse para alguns e suporte emocional para outro. Para além dos Psicólogos que orientaram toda a atividade, esteve presente a Dra. Alexandra Tomé, Vereadora do Município de Pampilhosa da Serra.

Estes encontros têm sido dinamizados nas aldeias do Concelho de Pampilhosa da Serra onde o incêndio de 2017 deflagrou com maior intensidade. Têm sido uma mais valia para a população, que por um lado recolhe informação sobre os vários comportamentos/emoções normativas e patológicas em momentos de crise e por outro percebem como e quando devem procurar ajuda de profissionais de saúde. Para além disso trata-se de um momento de partilha de experiencias que se pode apresentar como “terapêutico”.
foto__2_
foto__3_

Partilhar