Executivo e Comunidade Educativa recebem Pais e Alunos para inicio simbólico do novo ano letivo.

15 Setembro 2018
No decorrer da manhã de ontem, dia 15, o Pavilhão do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra encheu para aquela que foi a receção a alunos e encarregados de educação, assinalando simbolicamente o início do novo ano letivo.

À partida para esta nova jornada escolar, José Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, não quis deixar de salientar o esforço que o Município continuará a fazer para ajudar o Agrupamento de Escolas, dentro das suas possibilidades. “Não queremos alhear-nos da educação, uma vez que a consideramos fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho e, por isso, pretendemos continuar a lutar para que o nosso ensino seja cada vez melhor”, salientou o autarca.

Nesse sentido, depois de enaltecer o trabalho realizado pela comunidade educativa, ao longo dos últimos anos, em prol do sucesso das crianças do concelho, José Brito, reforçou ainda que o Município continuará a olhar de uma forma muito especial para a educação, sendo que esse fato se traduzirá, a título de exemplo, na continuidade da aposta em “todas as iniciativas que de alguma forma estimulam a vontade de estudar e de aprender”, desejando que as mesmas contribuam para o sucesso dos alunos, “agora e no futuro”.

À semelhança de anos anteriores, o Município de Pampilhosa da Serra, ofereceu os manuais escolares a todos os alunos do agrupamento, este ano com uma pequena diferença. Como o estado disponibilizou gratuitamente os manuais escolares a alunos do 1º ao 6º ano, o Município complementou essa oferta com a entrega de materiais de estudo auxiliares, como o caderno de atividades.

O início de um novo ano letivo é especial para todos os alunos, mas é certamente mais marcante e vivido de forma mais intensa pelas crianças que agora ingressam no 1º ano de escolaridade. Por esse motivo, o executivo não quis deixar de assinalar o momento, através da entrega dos manuais a estes alunos, já no seio das suas salas de aula. De manhã essa entrega simbólica foi efetuada na Escola Sede na Vila de Pampilhosa da Serra e à tarde no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, que conta com dois novos professores no ano letivo que agora se inicia.

À partida poderá pensar-se que haverá mais oportunidades no litoral do que em locais do interior, como é o caso de Dornelas do Zêzere. No entanto, foi precisamente por esse motivo que “instituições se uniram” na tentativa de dar uma “resposta complementar a estas crianças”, permitindo assim a sustentabilidade deste Centro Educativo desde a sua inauguração, tal como constatou Alexandra Tomé, Vereadora do Município, aquando da receção a pais e alunos.

Em Dornelas, a autarca salientou ainda que tendo em conta o facto de estarmos na presença de uma escola de “excelência em termos de equipamento” e com excelentes profissionais”, é agora altura de permitir que estas “crianças voem para o mundo”, dotando-as de ferramentas que um “dia lhes permitam escolher livremente aquilo que querem fazer na vida. É essa a função que queremos que a escola tenha, dar-lhes a estrutura suficiente para ganharem asas na vida”, concluiu.