Vespas velutinas - O que fazer?

04 Setembro 2018

A vespa velutina, espécie exótica e invasora, apresenta-se como um perigo à apicultura e às populações. O seu progresso no território português tem sido grande nos últimos anos, sendo que já foram localizados ninhos no concelho de Pampilhosa da Serra. Desta forma, o Município estabeleceu um protocolo com a Nativa para controlo/desativação e destruição dos ninhos.

No caso de avistamento de ninhos da vespa velutina, estes devem ser comunicados no site www.sosvespa.pt ou ao Gabinete Florestal do Município que reportará ao referido site e por contacto direto aos técnicos da Nativa, para que a desativação dos ninhos seja o mais célere possível.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar a apicultura, por ser tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas e, por outro lado, a saúde pública, uma vez que estas abelhas reagem de modo bastante agressivo se sentirem os seus ninhos ameaçados.