Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Ludoteca / Biblioteca Promove 1001 Aventuras

Ação Social
Noticia 1226101714 7993 1 980 2500
07 Novembro 2008

Aprofundar os saberes, descobrindo culturas é iniciar o caminho de grandes aventuras...

Os saberes e a cultura geral são o ponto de partida para a comunicação, experimentação, exploração e comunicação entre gerações.

Cada pessoa/geração, tem uma história, uma experiência diferente, a partir das quais desenvolveram diversas competências.

A Ludoteca/Biblioteca "Pampilho" promovida pelo Município de Pampilhosa da Serra, assume-se como espaço lúdico-pedagógico, propõe-se neste ano lectivo, dar o seu contributo na dinamização de um conjunto de actividades na sua vertente fixa e itinerante sob o tema "Saberes, Culturas... 1001 Aventuras".

Assim, sob o pressuposto de que a brincar também se aprende e considerando que este ano se comemora o Ano Internacional do Diálogo Intercultural, o tema escolhido para a edição deste ano, foi "Saberes, Culturas... 1001 Aventuras!". Pretende-se assim, abordar a temática de uma forma lúdico-pedagógica permitindo às crianças interagirem e participarem activamente em todas as actividades propostas.

Na prática, a sua dinamização resultará em várias actividades. A Ludoteca itinerante levará a cabo as seguintes actividades: um jogo de apresentação e a realização de um labirinto e puzzle do mundo, na segunda será feita a representação da Lenda da Europa, e os alunos irão colorir as diversas bandeiras da Europa, (Vamos Descobrir a Europa); na terceira itinerância as crianças vão ser convidadas a realizar um jogo sob a temática "Safari Africano"; na quarta itinerância, será comemorado o Carnaval, convidando as crianças a realizar suas próprias máscaras, tendo por base os trajes usados no continente Asiático; a itinerância seguinte tem como objectivo promover a música como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem; na última itinerância todas as crianças irão participar na festa de encerramento promovendo-se assim, o convívio entre pares.

Todas estas actividades serão realizadas uma vez por mês e dinamizadas por dois técnicos da Ludoteca tendo como alvo todos os alunos do 1º ciclo e pela primeira vez foi alargada ás crianças do Pré-Escolar, público e particular, abrangendo no total 5 salas abrangendo no total 150 alunos.

De referir que a Ludoteca dinamizará em simultâneo um plano na vertente fixa, destacando-se os pacotes de actividades que irão promover junto da comunidade infantil (Pré-Escolar ao 2º ciclo do Ensino Básico).

Salienta-se ainda o "Parque Aventura", um espaço que a autarquia irá inaugurar brevemente, ficando esta iniciativa a ser gerida também pela Ludoteca, que será um espaço dedicado à diversão e desporto, permitindo ás crianças e jovens a utilização de bicicletas, trotinetes e skates...

O Município de Pampilhosa da Serra promove desta forma através da sua Ludoteca a aprendizagem de conteúdos de uma forma lúdica acompanhando durante o próximo ano lectivo mais de 150 crianças.

Partilhar