Inauguração da requalificação dos arruamentos na Freguesia do Cabril

22 Agosto 2018

No passado sábado, decorreu a inauguração da requalificação dos arruamentos na Freguesia do Cabril, em Pampilhosa da Serra. O início da cerimónia, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, em conjunto com o Presidente da Direção da Liga de Melhoramentos do Cabril, António Nunes, teve lugar na sede da referida liga e foi assinalada pela atuação do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra. Seguiu-se um cortejo simbólico, com paragens nos pontos requalificados, tendo terminado no recinto de festas de Nossa Senhora de Lourdes com o tradicional jantar/convívio de verão, oferecido pela Liga de Melhoramentos e pela Junta de Freguesia do Cabril.

Ao longo do cortejo, foram simbolicamente inaugurados alguns locais e equipamentos recentemente remodelados, como a nova cozinha da liga de melhoramentos, o novo largo e os balneários do campo de jogos. O passeio incluiu também uma passagem pelo muro da saudade e museu da Junta de Freguesia.

A ocasião foi também aproveitada para reunir todas as entidades que, a propósito dos incêndios de julho e agosto do ano transato, ajudaram a Freguesia do Cabril a “minorar os efeitos negativos dos incêndios”, tal como referiu Vítor Barata, Presidente da Assembleia da Liga de Melhoramentos do Cabril. Prosseguiu o discurso, salientando a importância desta conjugação de esforços por parte de instituições como a Cooperativa Agrícola, o Agrupamento de Escuteiros e a Câmara Municipal de Ponte de Lima, a Província Portuguesa dos Lisboetas, os Bombeiros Voluntários, a GNR, a Junta de Freguesia do Cabril e a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, que permitiu fazer com que a Freguesia “renascesse novamente”.

Com os discursos chegariam assim as inevitáveis alusões aos incêndios que assolaram o território em julho e outubro do ano passado, mas também a merecida referência a um “concelho resiliente, de gente solidária, determinada e que acredita no futuro”, tal como salientou Vítor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. O dirigente político frisou ainda o “trabalho notável que tem sido elaborado pelos autarcas do concelho em prol do desenvolvimento das suas populações”, sendo que a requalificação dos arruamentos na Freguesia do Cabril representa uma ilustração disso mesmo.

José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, salientou igualmente a importância das Ligas de Melhoramentos e das Juntas de Freguesia do concelho, pois sem elas “nada disto se conseguiria”. Nesse sentido, expressou o “profundo agradecimento por parte do concelho”, perante os movimentos associativos – coletividades, que se “mantêm vivos e que realizam um trabalho importantíssimo em Pampilhosa da Serra”.

À margem destas inaugurações e respetivo jantar comemorativo, também José Ferreira, Presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, não quis deixar de saudar a organização destes convívios, que considera serem “uma forma de unir as populações”. O dirigente referiu ainda que a associação a que preside continuará a fazer de tudo “para divulgar o Concelho e para transmitir a quem está fora que as pessoas que teimam em cá viver merecem a nossa consideração e que aqui estejamos sempre que possível”.

No rescaldo da cerimónia, Vítor Mendes, descreveu este dia como um dos “melhores momentos” por ele vivenciado em quase 20 anos de vida pública autárquica. O autarca de Ponte de Lima, também não quis deixar de fazer referência à união existente entre o concelho por ele dirigido e o concelho de Pampilhosa da Serra, que apesar de geograficamente distantes mantêm ótimas relações a todos os níveis.