Praia Fluvial de Santa Luzia – Água de excelência vale bandeira qualidade de ouro

14 Agosto 2018
Decorreu, pela primeira vez numa praia do interior, o hastear oficial de uma bandeira qualidade de ouro. A cerimónia ocorreu ao longo da tarde de hoje, na praia fluvial de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra e foi dirigida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito e pelo Sr. Presidente da Direção da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, João Branco.

A distinção é uma referência à qualidade da água da praia fluvial de santa luzia que, segundo João Branco, para ser atribuída, é necessário que durante 5 anos consecutivos, todas as análises feitas à água pela Agência Portuguesa do Ambiente, obtenham a classificação “excelente”. Para o presidente da Quercus, para além da excelente qualidade da água, a praia fluvial de Santa Luzia tem também “uma paisagem muito boa”, assim como uma “envolvente bem cuidada”, boas estruturas de apoio e está bem servida no que à hotelaria e aos acessos diz respeito, sendo por isso “uma praia recomendável para a prática balnear a todos os níveis”.

Para José Brito, este “é um galardão justo porque a água do rio Unhais é realmente de excelente qualidade, tendo também uma paisagem envolvente maravilhosa.” Salientou ainda que para além de ter a função de recreio balnear, esta água “abastece muitas povoações, chegando mesmo às torneiras dos Lisboetas”. Nesse sentido refere que “é bom que aqueles que vivem no litoral percebam que a água que lá chega, por vezes, tem origem no interior e é devidamente preservada.”

Para além de se constituir com um extraordinário cartão de visita, “este tipo de galardão, faz pressão sobre os agentes políticos e sobre a Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de manter a qualidade das águas”, como frisou João Branco. Por outro lado, “tem também a vantagem de servir de exemplo e de inspiração outros locais”, uma vez que em praias com esta distinção, “o visitante tem a garantia de que a água realmente tem qualidade, enquanto que noutros locais, não há essa certeza”, salientou ainda o dirigente.

O facto de no concelho de Pampilhosa da Serra existirem 4 praias fluviais de ótima qualidade, reflete o empenho e comprometimento do executivo no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos do território. Como tal, o líder do executivo Pampilhosense, acredita que o concelho de Pampilhosa da Serra cada vez será mais visitado, na medida em que “quem aqui vem, percebe que em Portugal temos coisas maravilhosas", referiu. Deste modo, prometeu ainda que o executivo continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a água, recurso cada vez mais escasso, permaneça com esta “qualidade de excelência”.
39118993_588156834919824_1622035686855016448_n
39113381_228402861186766_5151931576426168320_n