CLDS 3G Pampilhosa Ativa! - Coletividades Serranas juntas em sessão de valorização

Ação Social
12 Agosto 2018
Decorreu, ao longo do dia hoje, um encontro de coletividades e associações do Concelho de Pampilhosa da Serra, promovido pelo CLDS 3G Pampilhosa Ativa!, projeto que entre outros objetivos, pretende promover o envelhecimento ativo e estimular o associativismo local.

A sessão, iniciada pela atuação do Grupo de Bombos do Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere, constituiu-se como um momento de partilha de iniciativas, diálogo e interação entre dirigentes associativos do concelho e representantes da RuralVive e da LogFrame. Ambas as organizações estiveram presentes neste encontro, na tentativa de potenciar as coletividades, tornando-as mais sustentáveis, para assim conseguirem atingir os seus objetivos fundamentais.

No discurso inaugural, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, destacou o papel fundamental das coletividades enquanto responsáveis pela dinamização das aldeias do concelho, nomeadamente no que diz respeito à cultura, ao desporto e a outras iniciativas como os tradicionais convívios. Salientou ainda a relevância da sessão, descrevendo-a como um “importante momento de convívio e de troca de iniciativas que valoriza o trabalho que cada umas das cerca de 80 coletividades regionalistas elabora no concelho”.

Também para Pedro Antunes, da LogFrame, este tipo de encontros, têm uma importância fulcral para que as coletividades partilhem o que estão a fazer. No fundo, para que exponham as suas angústias, projetos e para que expliquem como resolveram os seus problemas”. Para o sociólogo, “é preciso atrair população mas é também preciso dar qualidade de vida às pessoas que já aqui estão”. Nesse sentido, apelou à necessidade de as coletividades trabalharem em conjunto, numa “lógica de rede”, uma vez que “existem territórios tão pequenos que é necessário que o seu desenvolvimento seja feito em conjunto”.

Foi neste contexto que os representantes das coletividades presentes foram convidados a fazer uma breve apresentação relativa às suas organizações, nomeadamente no que diz respeito ao número de associados, atividades realizadas, possíveis constrangimentos e também as principais potencialidades das mesmas.

Este encontro viria ainda a contar com as participações do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense e com a atuação do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra.

Recorde-se que o projeto CLDS 3G Pampilhosa Ativa!, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, em execução até dezembro de 2018, tem vindo a desempenhar um papel fundamental no que diz respeito à dinamização do concelho, em áreas como a empregabilidade, a valorização dos produtos regionais, a promoção do envelhecimento ativo e a revitalização do associativismo local.