Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Walking Weekend'18 - Caminhar, Viver e Sentir no Centro da Natureza

Turismo
25 Maio 2018
O Walking Weekend'18 chegou ao fim. De 18 a 20 de maio, foram inúmeros os atrativos de um evento que alia o melhor do pedestrianismo às infindáveis potencialidades do território Serrano.

Para cerca de uma centena de participantes, o evento começou na passada sexta-feira com uma sessão de boas-vindas e respetivo “check in” na atividade, seguido de uma prova gastronómica serrana preparada pelo Chefe Flávio Silva, do Villa Pampilhosa Hotel, organizador principal do festival. A montra gastronómica, composta por iguarias como a chanfana, o cabrito ou o maranho, lançava o mote para os dias seguintes, onde a animação e a descoberta foram uma constante.

A manhã solarenga de sábado foi um tónico para todos os participantes que percorreram a “Rota do pastor”. Este percurso ao longo do PR3-PPS, guiado por uma local, cursa pela Barragem de Santa Luzia e apresenta uma riqueza natural e paisagística encantadora. A particularidade dos participantes terem parado na aldeia do Vidual de Cima para conhecerem um pastor e o seu rebanho e poderem degustar pão caseiro feito no forno a lenha, filhó espichada e queijo de cabra, tornou a experiência muito mais enriquecedora. Mais tarde o almoço foi servido no restaurante “As Beiras”, no Casal da Lapa.

Estavam assim repostas energias para uma tarde de workshops onde conceituados oradores partilharam a sua paixão pelo pedestrianismo e pela gastronomia. Da Decathlon Coimbra, parceira do evento, veio Jorge Barreto com um autêntico showroom montado no jardim do Villa Pampilhosa Hotel. Houve espaço para workshops de Material de Pedestrianismo e de montagem de uma tenda de campismo. De seguida os participantes colocaram as mãos na massa e desfrutaram de uma experiência autêntica através da confeção e degustação de filhós espichadas e bombons serranos no workshop Con´Tradições com o chef Flávio Silva.

O dia estava ainda longe de terminar e as atividades continuaram. Em plena Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra deu-se uma sessão de relaxamento que deu um novo alento aos participantes para o percurso que se seguiu. Na caminhada “Rota dos ofícios e tradições”, que aconteceu pelo PR7 e foi guiada por um local, estavam distribuídos pelo local figurantes com trajes representativos das antigas profissões como o colmeeiro, o apanhador de azeitona, o pastor, o moleiro, o carpinteiro, o sapateiro e a bordadeira. Foi uma verdadeira viagem no tempo.

Chegou a hora de jantar e no Villa Pampilhosa Hotel foi servido um belo repasto serrano. A chanfana e a tibornada de bacalhau foram rainhas e o Rancho da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra abrilhantou a noite com a sua atuação e houve mesmo quem se aventurasse a dançar com o rancho. Estiveram presentes algumas empresas e artesãos do concelho expondo o seus produtos. Foram eles a Lenda da Beira, Pampimel, Casa de Santo Antão, Rodilhas da Minha Terra e Arte no Xisto. Estava assim preenchido o segundo dia.

A última jornada envolveu duas caminhadas a acontecer em simultâneo. A caminhada “Busca a Bucha” pelas margens do rio Unhais permitiu aos participantes conhecerem um pouco mais sobre o maranho através de um peddy papper. Para os mais aventureiros, a caminhada aquática “Escorregue pela Natureza” realizou-se ao longo de 3 Km do rio Unhais e foi sem dúvida um experiência diferenciadora que divertiu todos os participantes.

À hora almoço o restaurante “Caruma” apresentou um belo Churrasco Serrano na praia Fluvial de Pampilhosa da Serra. Antes deste terminar, ocorreu uma tertúlia com um microfone de “arremesso” que “quebrou o gelo” e divertiu todos os participantes aquando o relato da experiência neste festival de caminhadas no Centro da Natureza.

Como prometido, o Walking Weekend foi mais do que um festival de caminhadas. Celebrou-se o bem-estar e a harmonia ao longo de 3 dias envoltos num espírito de confraternização único. Os participantes levaram o coração cheio de emoções e deixaram o concelho de coração cheio. Que mais se pode pedir!?... talvez que a próxima edição chegue rápido…
IMG_4615
IMG_4725
IMG_4768
IMG_4775
IMG_4814
IMG_4870
IMG_5064
IMG_5187
IMG_5233
IMG_5278
IMG_5567
IMG_5793
IMG_5823

Partilhar