Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Continuam as Aventuras na Ludoteca / Biblioteca Pampilho

Ação Social
Noticia 1237204235 7776 1 980 2500
16 Março 2009

"Saberes e Culturas... 1001 Aventuras!", é o tema proposto pela Ludoteca para o ano de 2008/2009.

A Ludoteca / Biblioteca "Pampilho" é coordenada pelo Município de Pampilhosa da Serra e pretende no ano lectivo 2008/2009 promover a aprendizagem através do lúdico, na sua vertente itinerante,  e tem dinamizado itinerâncias junto das crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo que visam dar a conhecer os saberes e culturas dos 6 continentes.

Sob o tema "Vamos Descobrir a Europa", realizou-se um teatro de fantoches, onde foi representada a "A Lenda da Europa" e as crianças coloriram e fizeram corresponder as bandeiras dos países do Continente Europeu. Na exploração do Continente Africano as crianças foram convidadas a realizar um Safari, designado por "Jogo do Safari Africano". Através deste jogo, onde as crianças eram os peões, foi possível provar que a brincar também se aprende. "Brincando com a Ásia, Descobri a China", foi o tema da quarta itinerância. Nesta actividade as crianças aprenderam algumas palavras em chinês, como; "Olá", "Bom dia", "Boa tarde", "Boa noite" e "Adeus". Foram também realizadas máscaras de Carnaval, relacionadas com os doze animais que representam o Horóscopo Chinês, uma vez que se aproximava o Carnaval. Foi também entregue um cartão com o signo e o nome de cada aluno em caracteres chineses. Nesta itinerância, as crianças do Pré-escolar trajaram de acordo com alguns países Asiáticos, tendo as próprias elaborado os acessórios. Para o próximo período, será trabalhado o Continente Americano onde as crianças irão fazer uma viagem pelo Continente Americano através da música.

A Ludoteca / Biblioteca "Pampilho", na sua vertente fixa, irá também dinamizar a oitava edição do programa de férias lectivas " Páscoa em Movimento" que decorre de 30 de Março a 13 de Abril, em conjunto com o ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra.

De referir que, para além de ser um espaço lúdico, a Ludoteca também é um espaço de aprendizagem quer para os mais pequenos quer para os mais crescidos, acolhendo estágios curriculares, como é o caso de uma aluna do Agrupamento de Escolas-Escalada de Pampilhosa da Serra, que está a dinamizar o seu estágio na Ludoteca desde Janeiro de 2009 no âmbito do curso tecnológico de Acção Social.

Partilhar