Crianças e Jovens visitam o Concelho

Ação Social
15 Julho 2009

No seguimento da X edição do programa de ocupação de tempos livres "Julho em Acção, um Mês de Diversão", este ano sob o mote "O Meu Concelho é lindo a Valer... Bora lá conhecer!", decorrem entre outras actividades uma visita a cada uma das 10 Freguesias do Concelho, numa lógica de interacção com a população local.

Assim, foram já visitadas as Freguesias de Fajão, Vidual, Dornelas do Zêzere e Janeiro de Baixo, nos passados dias 6, 8, 10 e 13 de Julho, respectivamente.

Na freguesia de Fajão o programa compreendeu a oficina "Como se faz a broa", Actividades na piscina, Almoço, oficina "Casinhas de Xisto", A Escolinha de Fajão - pequena encenação e um lanche convívio.

Na Freguesia do Vidual, as crianças tiveram oportunidade de aprender "Como se faz a tigelada", de realizar um passeio com visita ao poço e almoçarem na Casa de Convívio, seguido de actividades na Piscina e de um lanche.

Quanto à Freguesia de Dornelas do Zêzere, as crianças puderam dedicar-se à oficina "O pão típico na Nossa Aldeia", seguidamente fizeram uma visita guiada ao Centro Lúdico, CAT (Centro de Acolhimento Temporário) e Escola. No entanto a visita mais apreciada por todas as crianças e jovens foi a visita à futura Escola de Dornelas do Zêzere. A tarde terminou com chave de ouro com a ida à Discoteca, numa "Matiné" especialmente dedicada aos jovens.

Na Freguesia de Janeiro de Baixo, as crianças efectuaram a Travessia do Rio Zêzere, na antiga barca que fazia as travessias entre o Concelho da Pampilhosa e o Concelho do Fundão. A tarde foi recheada de actividades junto ao rio.

Além das visitas guiadas às Freguesias decorrem ainda outras actividades como: Atelier de Música, Atelier de Inglês "Brincadeiras em Inglês", actividades Desportivas e Piscina, oficina "Artes Divertidas", Cinema e Internet.

Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Ludoteca/Biblioteca "Pampilho" que é coordenada pelo Município de Pampilhosa da Serra, em articulação com o ATL da Caritas Diocesana de Coimbra e ainda das Juntas de Freguesia, bem como da população local.

O Município não pode deixar de agradecer a toda a população e em especial às juntas de Freguesia pelo empenho e acolhimento dos nossos jovens. A todos eles estamos muito gratos!