Ação de Cidadania - Photovoice

Ação Social
10 Agosto 2017
No âmbito do programa "Férias ATIVAS!" foi dinamizada mais uma atividade de cidadania intitulada “O que tens para ver na tua terra” dinamizada para jovens em contexto de férias escolares teve por base a metodologia - Photovoice, ou seja, uma forma de fotografia participativa que fora desenvolvida e ampliada por Wang e Burris (1997), cujo é um processo através do qual as pessoas identificam, representam e impulsionam a sua comunidade.

Esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, foi impulsionada pelo projeto CLDS-3G Pampilhosa ATIVA! promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e ministrada por Patrícia Lourenço formadora e coordenadora de projetos ligados a esta metodologia, bem como docente em contexto académico. As sessões com os/as jovens tiveram lugar nos dias 19 e 26 de julho onde se procurou refletir sobre o Photovoice enquanto forma de intervenção e pesquisa pelo bem-estar dos jovens na sua comunidade. Englobou uma análise do conceito de juventude e interior, integrando-se a reflexão sobre a vantagem da utilização desta metodologia com mais populações da comunidade e fomentando a implementação de boas práticas observando a resiliência local, para que melhor se promova o bem-estar das pessoas no geral. Deste modo, a utilização de metodologias visuais têm vindo a afirmar-se como vias credíveis e legítimas de exploração da realidade social e cultural em diversos campos do saber estando o recurso a tecnologias e a linguagens artísticas a ser cada vez mais utilizado, nomeadamente com jovens, assim esta foi uma abordagem de criação e recriação do seu espaço vivencial, um espaço onde se contaram histórias e onde estas estarão ilustradas numa exposição das fotografias dos/as jovens no átrio da Câmara Municipal e estará aberta à população geral.