Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Avós e Netos

Ação Social
Noticia 1248971585 8419 1 980 2500
28 Julho 2009

Na semana de 20 a 24 de Julho, em que se iniciaram as Comemorações da Semana dos Avós, decorreu em simultâneo o Programa de Ocupação de Tempos Livres, Julho em Acção um Mês de Diversão.

Esta semana pretendeu ser uma singela mas sentida homenagem a todos os avós do concelho de Pampilhosa da Serra, uma vez mais o Município de Pampilhosa da Serra dirigiu actividades muito específicas para a população sénior. O leque de ofertas culturais e de lazer são muitas, não esquecendo momentos reflectivos, das quais destacamos as acções de divulgação conduzidas por elementos da GNR, integradas no programa "Policiamento de proximidade" em que se pretende alertar para os perigos a que toda a população está exposta mas com especial incidência para os avós, assim alerta para as questões das burlas, roubos, entre outros. Destacamos ainda do Programa dois momentos, o NetSeniores, que pretendeu ser um espaço de convívio e de descoberta das novas tecnologias, em que entre outros o Espaço Internet esteve disponível, e em que se pretendeu entre outros, que os avós conseguissem enviar emails aos filhos e netos. Destacamos, ainda, do Programa a Acção de Formação sob o tema " Estimular o Optimismo na Terceira Idade", acção dirigida a agentes, técnicos que diariamente intervêm com os avós sejam em Lares, Centros de Dia, ou outros, em que os objectivos essenciais se centraram na cooperação e entre-ajuda entre profissionais, promovendo a partilha de experiencias e procura activa de soluções.

A interacção Geracional entre os dois Programas que funcionaram na semana passada e em simultâneo, foi sentida em vários momentos, no entanto destacamos apenas a Hora do Conto das Avós, a Oficina de Culinária, sob o tema "Doces da Avó". A aproximação geracional é cada vez mais significativa e de muito apreço entre as duas gerações, uma vez que há um enriquecimento mútuo, uma interligação entre ambos, fortalecendo os laços e apoio.

Esta intenção de interacção geracional tendo sido sentida ao longo de vários momentos dos Programas propostos, uma vez que constituiu um contributo para o desenvolvimento de atitudes, saberes e competências entre gerações, por outro lado questionando sempre o chamado conflito geracional.

Partilhar