“Interfreguesias” Dornelas do Zêzere visita Cabril

Ação Social
04 Maio 2017
O Projeto CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, e com a colaboração do Município de Pampilhosa da Serra e das Juntas de Freguesia do concelho, encontra-se a dinamizar a atividade “Encontros InterFreguesias”, que consiste no convívio entre freguesias, com o objetivo de promover a convivência, o convívio entre pares, bem como, o conhecimento histórico, cultural e gastronómico de cada freguesia. Assim, no dia 02 de maio a Freguesia do Cabril recebeu a Freguesia de Dornelas do Zêzere.

Neste encontro estiveram envolvidos 126 participantes seniores, que foram recebidos pela Presidente de Junta do Cabril, Anabela Martins, na Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cabril. Após a receção, houve uma visita guiada pelo Sr. Carlos Antunes, aos seguintes locais: Museu da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cabril, Capela da Sra. Das Dores, Capela do Senhor dos Desamparados, Capela de St. ª Apolónia, Igreja Matriz e Capela de Nossa Sra. de Lurdes. Houve ainda a visita ao Museu José Teodoro Martins, e explicação das figuras da Rota do Trabalhador, do “Mural da Saudade” e do Monumento ao Trabalhador, seguindo-se a visita ao antigo Lagar de Azeite. Após a visita, seguiu-se uma breve paragem no Cruzeiro onde se pode avistar o paredão da Barragem de St. ª Luzia.

O almoço convívio foi servido na Coletividade União Progressiva do Armadouro e culminou com a atuação do Grupo de Concertinas do Machio-Pampilhosa da Serra e do Grupo de Bombos de Dornelas do Zêzere. Estiveram ainda presentes nesta atividade o Presidente da Câmara Municipal, José Brito; o Vice-Presidente, Jorge Custódio; a Vereadora, Dr.ª Alexandra Tomé; o Vereador, João Alves e os Presidentes de Junta das restantes freguesias do concelho.