Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Walking Weekend 17 - Caminhar para descobrir, descobrir para recordar

Turismo
02 Maio 2017
O Walking Weekend 17 chegou ao fim. De 28 a 30 de abril, foram inúmeros os atrativos de um evento que alia o melhor do pedestrianismo às infindáveis potencialidades do território Serrano.

O evento começou na passada sexta-feira com uma sessão de boas-vindas e respetivo “check in” dos participantes na atividade, seguido de uma prova gastronómica serrana, preparada pelo Chefe Flávio Silva, do Villa Pampilhosa Hotel, organizador principal do festival. A montra gastronómica, composta por iguarias como a chanfana, o cabrito ou o maranho, lançava o mote para os dias seguintes, onde a animação e a descoberta foram uma constante.

A chuva que se fez sentir na manhã de Sábado, não impediu os participantes de se aventurarem ao longo do PR2. A riqueza natural e paisagística presente no percurso “Voltinhas do Ceira”, fizeram esquecer as condições adversas e ajudaram o grupo a completar os 6,5 km em formato circular, com inicio e fim no largo da Igreja Matriz de Fajão. Após a caminhada, o desejado almoço foi servido no restaurante “O Pascoal”, evidenciando, uma vez mais, a gastronomia típica serrana, entre pratos como o javali, a truta de escabeche ou o lombinho com castanhas.

Estavam assim repostas as energias para uma tarde de workshops, onde conceituados oradores partilharam a sua paixão pelo pedestrianismo, entre temas como o turismo sustentável, materiais de pedestrianismo, conceitos e segurança aplicados ao turismo de natureza, multiplicidade das práticas de pedestrianismo e dicas de uma fisioterapeuta, no âmbito da prevenção de eventuais lesões decorrentes das caminhadas. A meio das preleções, houve ainda tempo para os participantes colocarem as mãos na massa e desfrutarem de uma experiência autêntica, através da confeção e degustação da broa em forno de lenha.

O dia estaria ainda longe de terminar e as surpresas continuaram. Por volta das 19:45, os caminhantes chegaram a Porto de Vacas e de imediato puderam observar e participar na confeção da filhó espichada.

Chegava então a hora de partir para um dos momentos altos do evento - a caminhada noturna, intitulada “Zêzere Místico”. Sem medo do que a noite pudesse reservar, os participantes saíram à descoberta do PR6, numa experiência que adivinhava muitas surpresas. A primeira surgiu sensivelmente a meio do trajeto onde, numa tela gigante, foi apresentado um vídeo que realçando as potencialidades do Concelho, incentiva à sua descoberta. Seguiu-se um curto espetáculo pirotécnico e a oferta de uma gerbera a cada participante, em representação do património natural do território. Completado o restante percurso, o grupo foi recebido ao som das Concertinas do Machio, conjunto musical tradicional que também animou o delicioso jantar, servido pelo restaurante “O Fiado”.

Para o último dia do evento estava reservada a caminhada mais longa. Os corajosos caminhantes percorreram assim os encantadores 18,2 km da Rota do Rio Unhais, tendo encontrado, na Ereira, os Bombos de Dornelas, que surpreenderam o grupo com uma divertida desgarrada. O evento terminaria com a inauguração oficial do PR8, junto ao painel informativo e posterior churrasco serrano, no quartel do Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.

Como prometido, o Walking Weekend foi mais do que um festival de caminhadas. Celebrou-se o bem-estar e a harmonia, ao longo de 3 dias envoltos num espírito de confraternização único. Os participantes levaram o coração cheio de emoções e deixaram o concelho de coração cheio. Que mais se pode pedir!?... talvez que a próxima edição chegue rápido…
WW_17__1_
WW_17__3_
WW_17__4_
WW_17__8_
WW_17__6_
WW_17__17_
WW_17__27_
WW_17__31_
WW_17__33_
WW_17__34_
WW_17__40_
WW_17__41_
WW_17__46_
WW_17__52_
WW_17__67_
WW_17__64_
WW_17__69_
WW_17__77_
WW_17__74_
WW_17__78_
WW_17__83_
WW_17__84_
WW_17__81_

Partilhar