“Interfreguesias” Regressa ao Concelho de Pampilhosa da Serra com o encontro de Portela do Fojo-Machio e Fajão-Vidual

21 Abril 2017
Depois da edição de 2013, os Encontros “Interfreguesias” regressam ao concelho de Pampilhosa da Serra, tendo por objetivo o intercâmbio entre a população sénior das 8 freguesias do concelho, de modo a promover o convívio entre pares, o envelhecimento ativo e o conhecimento do património histórico, cultural e gastronómico local.

A Edição de 2017 conta com a coordenação do Projeto CLDS-3G Pampilhosa ATIVA!, promovido pela Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, e com a colaboração do Município de Pampilhosa da Serra e das Juntas de Freguesia do concelho.

A ideia passa por uma freguesia se deslocar a outra, conhecendo-a de uma forma mais profunda e abrangente, criando laços entre seniores das diferentes localidades e reforçando a coesão territorial e identitária do concelho.

Assim, no dia 18 de abril, a Freguesia de Fajão-Vidual recebeu a Freguesia de Portela do Fojo-Machio, marcando o início deste ciclo de encontros. Neste primeiro, participaram 153 seniores de ambas as freguesias, que tiveram a oportunidade de fazer uma visita de grupo, guiada pelo Presidente da Junta de Freguesia Fajão/Vidual, Carlos Simão, à Aldeia do Xisto de Fajão, visitando o seu património histórico e cultural, nomeadamente a Igreja Paroquial, o Museu Monsenhor Nunes Pereira e a Capela de Nossa Senhora da Guia. O almoço convívio foi servido na Ermida da Senhora da Guia, onde estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, o Senhor Vice-Presidente, Jorge Custódio, e a Senhora Vereadora, Alexandra Tomé. O encontro encerrou em clima de festa, ao som do Grupo de Concertinas de Machio - Pampilhosa da Serra.
P4182040
P4182091