Walking Weekend 17 – Apresentação Oficial

04 Abril 2017
A apresentação oficial do Walking Weekend 17 decorreu ontem, pelas 15h, no Villa Pampilhosa Hotel, organizador principal do evento.

Foi num ambiente informal que o Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, abriu a sessão referenciando a importância de um festival como o Walking Weekend, na medida em que responde aos anseios da população que, por culpa das vicissitudes diárias, cada vez mais procura este tipo de atividades.

Neste sentido, a iniciativa do Villa Pampilhosa Hotel, apresenta-se como uma estratégia de dinamização do alojamento local aliada à potencialização dos percursos pedestres e de toda a envolvente natural do território. O Villa Pampilhosa Hotel manifesta assim a sua preocupação em promover o Município e as todas as suas potencialidades turísticas, numa relação de simbiose assinalada pela Dra. Alexandra Olivença, diretora do hotel. Existe também uma forte aposta na associação da unidade de alojamento a um estilo de vida saudável, sendo que o Walking Weekend se constitui como um projeto que intensifica essa ligação. Por tudo isto, é preciso dar espaço à reinvenção, para que turistas e potenciais turistas se sintam atraídos a desfrutar do território.

Foi neste contexto que Gonçalo Lima, representante do gabinete de turismo do Município, introduziu o programa do evento que “mais do que um festival de caminhadas, é um festival de emoções.” Foi então explanada a constituição do festival que junta a gastronomia serrana ao melhor que o pedestrianismo tem para oferecer. Entre workshops, provas de degustativas e, claro está, muitas emoções, os percursos pedestres do Walking Weekend 17 apresentam os recursos hídricos como denominador comum, na medida em que os percursos vão ao encontro dos 3 rios do Concelho: Unhais, Zêzere e Ceira. Está também confirmada a inauguração de um novo percurso pedestre no decorrer do festival.

O Município de Pampilhosa da Serra, depois de ter sido pioneiro no que diz respeito à homologação e dinamização de percursos pedestres, pretende agora “vender mais do que percursos”. A intervenção do Sr. Vice-Presidente da Câmara, Jorge Custódio, ficou assim marcada pela referência ao trabalho que está a ser feito no sentido de transmitir boas emoções a quem visita a Pampilhosa da Serra. No caso do Walking Weekend, Jorge Custódio referiu que um dos principais objetivos é “dizer a quem nos visita que pode juntar o melhor de dois mundos: caminhar e levar o coração cheio de emoções.”

O mote está lançado e o convite estende-se a todos os que queiram desfrutar de um fim de semana distinto, num evento que à semelhança do ano passado promete muitas surpresas, como a caminhada noturna, intitulada “Zêzere Místico”. Até ao dia 8 de abril poderá inscrever-se a um preço mais reduzido, sendo que o valor inclui transferes, refeições ao longo do evento (exceto pequenos almoços) e participação em todos os Workshops.