Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Ludoteca criativa viaja pelo mundo...do saber e dos valores

Ação Social
Noticia 1290789387 5460 1 980 2500
26 Novembro 2010

Sob o lema "O Teu espaço Criativo", a Ludoteca "Pampilho", equipamento dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade e coordenado pelo Município de Pampilhosa da Serra que possui uma vertente fixa com horário alargado até às 19h00, funcionando como recurso para as Instituições locais que poderão agendar actividades como é o caso das crianças em idade pré-escolar da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia ou requisitar material lúdico e pedagógico; e uma vertente itinerante dinamizando itinerâncias, uma vez por mês, junto das crianças e jovens Pampilhosenses que frequentam o pré-escolar (particular e publico) e o 1. Ciclo do ensino básico num total de 200 crianças abrangidas.

O tema "Nós e o Mundo" será trabalhado ao longo de seis itinerâncias em que na primeira, foram abordadas as boas maneiras e regras de boa convivência em sociedade com a actividade "Pequenas Damas e Cavalheiros"; o tema das energias renováveis vai ser o tema de conversa na segunda itinerância tendo em conta que se trata de uma potencialidade do Concelho de Pampilhosa da Serra e um investimento a nível Nacional com a dinamização da actividade "O Meu Mundo Renovável". Com a actividade "Cuidado... Não é Por Aí!" serão abordadas as substâncias perigosas e os perigos que nos rodeiam; a actividade "Star Kids" irá abordar o tema da Astronomia. A quinta itinerância, "Quando o Meu Mundo se Zanga" abordará formas de reagir em situações de catástrofe natural. A última itinerância, sob o tema "No Mundo da Ciência" serão realizadas experiências divertidas que permitirão ás crianças conhecer alguns fenómenos científicos de forma lúdica e atractiva.

Este Projecto surge no seguimento da comemoração do ano Internacional da Química e do Ano Europeu do Voluntariado em que a ideia chave é a de que Viver é partilhar. Partilhamos uma casa com a família, a escola com os colegas, os parques e as ruas com a gente da nossa vila ou aldeia. Também partilhamos o nosso planeta, a Terra, que é o lar de todos os habitantes do Mundo e também dos animais, árvores e plantas. Porque partilhamos um espaço comum, temos de viver de acordo com alguns valores e aprender a respeitar os outros pelo que o nosso propósito educativo é proporcionar às crianças Pampilhosenses aprendizagens de forma lúdica e simultaneamente a educá-las para que se sejam, no seu dia-a-dia mais solidárias e amigas.

Partilhar