logo pampilhosa

Lançamento do Observatório do Idoso de Pampilhosa Da Serra Apresentado na Reunião da Rede Social

Ação Social
Dscn9837 1 980 2500
22 Dezembro 2016
Foi na reunião de plenário do Conselho Local de Ação Social do passado dia 20 de dezembro onde foi lançado o OBSERVATÓRIO DA TERCEIRA IDADE, uma atividade do Contrato Local de Desenvolvimento Social – Pampilhosa ATIVA! que contou com a apresentação do estudo – piloto à freguesia de Fajão-Vidual, escolhida por se tratar da freguesia com maior número de aldeias isoladas.

Este estudo teve como principal objetivo conhecer a realidade social e económica dos idosos, especificamente no que diz respeito à sua autonomia e sentimento de solidão. Os dados relativos aos 71 idosos “estudados” apontam para um bom nível de autonomia dos mesmos e ainda um baixo sentimento de solidão, graças às relações de vizinhança seguida dos breves contactos dos filhos, percebidos como agradáveis mas demasiados breves.

Pretendeu-se, ainda, testar a metodologia de recolha de dados melhorando a sua aplicabilidade nas restantes freguesias, tendo sido elencadas conclusões relativamente aos dados que deverão ser estudados pelo Observatório, já em 2017, nomeadamente o estudo dos idosos identificados pelos agentes locais como mais preocupantes em termos sociais. Refira-se que este Observatório contribuirá para conhecer as necessidades dos idosos não só económicas e domésticas, mas também as necessidades ao nível sociocultural e desportivo, focando a intervenção da equipa do CLDS na promoção de um envelhecimento ativo, integrando o idoso de forma sistémica.

Foram ainda apresentadas e aprovadas as alterações ao Plano de Ação do Contrato de Desenvolvimento Local – CLDS Pampilhosa ATIVA!, bem como a apresentação de dados refentes à execução física do último semestre.