Peça do mês de dezembro, 2016 Oratório da Sagrada Família

09 Dezembro 2016
A devoção do culto à Sagrada Família remonta aos primórdios da Igreja Católica, mas é no século XIX que ganha especial visibilidade, com um amplo movimento de devoção em diversas dioceses de França, Espanha, Itália e Portugal.

Em 1886, o Papa Leão XIII fez a consagração de todas as famílias cristãs à Sagrada Família e em 1893 instituiu a festa litúrgica da Sagrada Família.

Em 1933 nascia em Portugal o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, fundado por Monsenhor Joaquim Alves Brás, cuja espiritualidade se inspirava nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré, tendo por finalidade a promoção do seu culto.

Comemorando-se em dezembro, no Calendário da Liturgia Católica, o Nascimento do Senhor, no dia 25, e a Festa da Sagrada Família, no dia 30, o Museu Municipal apresenta como peça deste mês um Oratório da Sagrada Família.

Este objeto, de madeira recortada, apresenta vestígios de cor azul no exterior. Tem duas portas de vidro encimadas por frontão triangular, coroado com a Cruz de Cristo. O seu interior, de cor vermelha, apresenta-se desprovido de imagem.

Esta peça, de devoção popular, servia como local de fé e de oração familiar.