Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Peça do mês de setembro, 2016 Caixa de Pesos

Cultura
 30 setembro 2016 noticia 1 980 2500
14 Setembro 2016
Em Portugal os pesos e medidas têm raízes que se confundem com a própria constituição do Estado. À medida que este se definia e consolidava, os pesos e medidas eram estabelecidos como padrões e como o meio de determinação dos impostos sobre a produção e o comércio dos bens e mercadorias. Tal como a moeda, eram instrumentos de poder e vassalagem.

Nas Cortes de Elvas, de 1361, foi tomada, pela primeira vez, a decisão de uniformizar os pesos e medidas. D. Pedro I e D. Manuel I fizeram reformas importantes, mas a primeira reforma geral foi feita por D. Sebastião por lei datada de 26 de Janeiro de 1575.

Em 1852, D. Maria II faz publicar o decreto de 13 de Dezembro que adotou o Sistema Métrico Decimal com a respetiva nomenclatura original.

Atualmente, os processos de medição são bastante complexos, procurando satisfazer as necessidades da ciência e da tecnologia.

O Estado Novo introduziu nas escolas do ensino primário um conjunto de objetos que procuravam facilitar a aprendizagem. Entre eles contavam-se objetos ligados à metrologia, como por exemplo os pesos – padrões de massa cuja grandeza têm como unidade de medida o quilograma.

Setembro marca o início de mais um ano letivo e o Museu Municipal selecionou para peça deste mês a Caixa de Pesos da antiga Escola Primária, exposta habitualmente dentro da Caixa Métrica na sala de aula.

A nossa peça do mês é uma caixa de madeira, com 13 orifícios para diferentes unidades de massa e que apresenta os seguintes pesos: 2kg, 1kg, 1/2kg, 1/8Kg, 2hg e 1hg.
 

Partilhar