Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Peça do mês de junho, 2016 Pião

Cultura
 27 junho 2016 noticia 1 980 2500
14 Junho 2016
Desde tempos antigos que os brinquedos têm um papel importante na vida das crianças, tanto como forma lúdica como educativa. Dos mais comuns fazem parte os carrinhos, as espadas de madeira, o pião, as bonecas e as bolas de trapos.

Acabando por estar representado na infância de quase todos os países do mundo, em Portugal o pião foi um dos jogos mais populares até final da década de 70 do século passado, fazendo parte, ainda hoje, da memória coletiva nacional.

Simples e acessível de adquirir, este brinquedo era usado por quase todas as crianças nas suas brincadeiras de rua, mas principalmente nos pátios de recreio das antigas Escolas Primárias.

O pião é um pequeno objeto, de forma afunilada, feito geralmente de madeira, que apresenta na ponta um prego ou ferrão. À sua volta enrola-se, desde a ponta até ao corpo, um cordel (baraça ou guita) que, impulsionado pela força motriz dos braços, é lançado ao chão com o objetivo de o colocar a girar o maior tempo possível. O jogador pode aparar o pião em movimento, usando os dedos indicador e médio, em forma de tesoura, deixando-o girar na palma da mão.

Num mundo dominado pelas novas tecnologias, onde os jogos eletrónicos quase não deixaram espaço para os brinquedos e jogos tradicionais, o Museu Municipal, assinalando o Dia Mundial da Criança, selecionou como peça do mês de junho o pião.

Partilhar