ENCONTRO DE ALDEIAS II: MACHIO E FAJÃO

Ação Social
29 Junho 2011

O Programa de Intervenção Cívica, projecto integrado no processo de Regeneração Urbana do Centro Urbano de Pampilhosa da Serra, prevê a realização do segundo ciclo do Encontro de Aldeias dando assim continuidade às sessões realizadas durante o ano de 2010 nas freguesias do Concelho. Neste segundo ciclo procurar-se-á dar resposta às principais áreas de melhoria elencadas, sendo para tal relevante a presença de entidades responsáveis pelos sectores referidos nas sessões anteriores como prioritários, nomeadamente, a saúde, educação, transportes e floresta.

O arranque do segundo ciclo do Encontro de Aldeias decorreu no passado fim-de-semana de 25 e 26 de Junho, com as primeiras sessões em Machio e Fajão. Para a realização das sessões, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra contou com a colaboração das Juntas de Freguesia de Machio e Fajão.

Imagem: Encontro de Aldeias de Machio.

O Encontro de Aldeia de Machio realizou-se no dia 25 de Junho, pelas 15h, e teve como convidado externo o Dr. António Sequeira, Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Interior Norte 1, para debater as questões da saúde.

Imagem: Encontro de Aldeias de Fajão.

No dia seguinte realizou-se o Encontro de Aldeia de Fajão, pelas 16h, que, à semelhança de Machio, teve como convidado externo o Director Executivo do ACES Pinhal Interior Norte 1. Nesta sessão esteve ainda presente a empresa Oryzon Energias, representada pelo Eng. Filipe Moreira, com o intuito de abordar o tema da Floresta.
Em ambos os locais, após as assembleias de participação pública para apresentação de resultados foram promovidos lanches convívio com animação musical. Na freguesia de Machio a animação foi assegurada pelo Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere e, em Fajão, o Rancho Folclórico Serra do Ceira garantiu o entusiasmo da população presente.
Com este segundo ciclo do Encontro de Aldeias espera-se dar continuidade a um processo de mobilização e participação permanente das entidades locais e dos cidadãos para, em conjunto, implementarem novas dinâmicas de desenvolvimento e reforçarem a cidadania e a participação cívica no Concelho.

Esta iniciativa é co-financiada pelo QREN, no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.