Peça do mês de abril, 2016 Livro de juramentos

01 Abril 2016
Ao longo dos tempos, as sociedades foram assistindo a acontecimentos marcantes ao nível político e administrativo. No seio da atividade das suas instituições concelhias, nomeadamente das Câmara Municipais, os cargos e as funções a elas associadas eram registados em Livros de Juramentos, cujo objetivo era o de assinalar, no ato da tomada de posse, o compromisso solene em exercer com rigor e empenho, as obrigações do cargo que lhes eram impostas pelo código municipal.

O Museu Municipal apresenta como peça do mês de abril, o Livro de Juramentos da Câmara Municipal, do período de 1869 a 1902, onde foram registados os termos de juramento dos seguintes cargos municipais: guardas florestais; juízes de paz; membros do Conselho Municipal; zeladores das diferentes freguesias do concelho; professores interinos da cadeira de instrução primária elementar do tipo masculino e feminino; zeladores da Câmara e guardas campestres.

O ato de juramento era realizado nos Paços do Concelho, na antiga Casa da Câmara e Cadeia (atual Museu Municipal), na vila da Pampilhosa, na presença do Presidente da Câmara e do Secretário da Câmara que escriturava o respetivo testemunho.

De modo a recordar memórias que contribuem para a construção da identidade e da história do concelho, e no mês em que se soleniza o Feriado Municipal, divulga-se este documento que recorda todos os cidadãos que, no período em referência, estiveram ao serviço dos pampilhosenses.